Nesta terça-feira (18), a primeira rodada da Euro chegou ao fim e teve muitos acontecimentos marcantes que chamaram bastante a atenção de todos os telespectadores. Logo nos primeiros jogos das seleções, teve lesão preocupante, recordes quebrados, golaços, a primeira zebra e polêmica com gol anulado. Com esse início da competição bem movimentado, mostra que essa edição de 2024 tem tudo para ser bem animada e ficar marcada na história da competição.
Principais acontecimentos
Mbappé após quebrar o seu nariz (Foto: Reprodução/Kevin C. Cox/Getty Images Embed)
A seleção anfitriã, a Alemanha, fez o dever de casa na estreia goleando o time da Escócia pelo placar de 5 a 1 com gols Wirtz, Musiala, Havertz, Füllkrug e Can, sendo até aqui o jogo com mais gols. Por outro lado, a estreia da seleção belga ficou marcada pela primeira zebra da Euro, após a Bélgica perder para a Eslováquia pelo placar de 1 a 0, gol marcado por Ivan Schranz aos 7 minutos do primeiro tempo, o jogo ficou marcado também por ter tido dois gols anulados. Além de zebras e goleadas, o principal nome da competição e da seleção Francesa, Mbappé, sofreu uma lesão séria quebrando seu nariz após se chocar com o zagueiro austríaco, Danso, mas apesar disso a seleção da França venceu a Áustria por 1 a 0 com um gol contra do outro defensor Wöber.
Recordes quebrados apenas na primeira rodada
Plotagem do logo da Euro no banco de reservas (Foto: Reprodução/Maja Hitij/Getty Images Embed)
Após 12 jogos na primeira rodada da competição, 4 recordes históricos já foram batidos pelos jogadores. Com apenas 16 anos, 11 meses e 2 dias, a jovem promessa da seleção espanhola, Lamine Yamal se tornou o jogador mais jovem a disputar uma partida de Eurocopa. No jogo da Itália e Albânia, aconteceu o gol mais rápido da história da competição, sendo marcado com apenas 23 segundos de jogo depois de uma falha de um defensor italiano. Na seleção portuguesa, dois jogadores bateram recordes, com Cristiano Ronaldo se tornando o único atleta a disputar 6 edições da Euro e o zagueiro Pepe se tornou o jogador de linha mais velho a disputar uma competição europeia.