A partida da fase de grupos entre França e Polônia na EuroCopa aconteceu hoje (25), e o técnico Didier Deschamps tomou uma decisão inesperada: o atacante Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, ficou no banco de reservas até o segundo tempo. Assim que entrou em campo, Griezmann quebrou o recorde de jogador com mais partidas em torneios de grande porte como a Eurocopa ou Copa do Mundo, somando 33 participações até o momento.
O recorde de Antoine Griezmann
Não é só no Brasil que jogadores de calibre estão ficando no banco de reservas. A escalação do time francês na partida contra a França contou com uma surpresa e um recorte batido: Antoine Griezmann ficou de lado até o 15 minutos do segundo tempo, coisa que não acontecia desde 2016. Entretanto, assim que pisou nos gramados, quebrou o recorde de jogador que mais jogou nas competições da Eurocopa e Copa do Mundo, superando a marca de Lilian Thuram.
Para ocupar o lugar de Griezmann, Deschamps optou por uma dinâmica diferente com Barcola, do Paris Saint-Germain. Mesmo quando passou por uma lesão em março, Griezmann já acumulava uma sequência de 84 jogos seguidos entrando em campo pela seleção francesa. Por isso, a decisão de deixá-lo no banco durante o começo foi tão inesperada, já que durante sete anos seguidos a França não disputou uma partida sequer sem o jogador.
Griezmann durante partida contra a Polônia (Foto: Reprodução/Mateusz Slodkowski/Getty Images Embed)
Griezmann se destacou com um dos principais jogadores na conquista da Copa do Mundo de 2018 para o time, sendo premiado como o terceiro melhor jogador do torneio. Anteriormente, o jogador já tinha ganhado a Chuteira de Ouro da Euro por marcar seis gols no Campeonato Europeu de 2016. O atacante também é reconhecido pelo seu carisma e pelo seu compromisso com causas sociais.
A partida contra a Polônia no Campeonato Europeu de Futebol 2024
O primeiro tempo da partida foi sôfrego, com nenhuma mudança no placar para ambos os times. Só no segundo tempo que Kylian Mbappé marcou um gol de pênalti. O jogador estava com uma máscara devido a fratura sofrida recentemente no jogo contra a Áustria. Lewandowski, da seleção polonesa, empatou fazendo outro pênalti aos 79 minutos do segundo tempo. O jogo terminou com empate de 1 a 1, concedendo o segundo lugar para a seleção francesa no grupo D com cinco pontos.
A França enfrenta o segundo colocado do grupo E nas oitavas de final para que possa seguir ao lado dos times da Alemanha, Espanha e Portugal. As partidas decisivas ocorrem amanhã, ás 13h, com Ucrânia X Bélgica e Eslováquia X Romênia se enfrentando.