A Lanvin anunciou Peter Copping como novo diretor criativo da marca, depois de meses sem ninguém na direção. Ele deve assumir o cargo oficialmente em setembro deste ano e fica responsável pela criação das coleções femininas e masculinas.
Peter tem uma vasta experiência com as grandes grifes por já ter trabalhado na Balenciaga, Louis Vuitton e Nina Ricci. Para a CEO do grupo Siddhartha Shukla a contratação do estilista é um marco para a marca e tem certeza que a visão e o alto rigor técnico dele irá entregar muita beleza e resultado nas coleções assinadas por ele.
Desfile Lanvin (Foto: reprodução/Pierre Verdy/Getty Images Embed)
A Lanvin aguardou muitos meses para colocar alguém na cadeira criativa da marca, pois queria escolher a dedo o estilista que traria destaque e iria continuar com maestria o trabalho de Alber Elbaz, que faleceu em 2021.
Peter Copping
O estilista é formado pela Central Saint Martins e Royal College of Arts de Londres, fez um estágio com Christian Lacroix e logo estreou os seus trabalhos na Iceberg, na Itália. Depois voltou a Paris, onde trabalhou na Sonia Rykiel e aprendeu muito trabalhando com os ateliers.
Em 1997, foi trabalhar na Louis Vuitton sob a direção de Marc Jacobs, lançou o departamento de vestuário, se tornou responsável pela moda feminina e foi o braço direito de Marc durante 12 anos.
Em 2009, ele começou a trabalhar na Nina Ricci como diretor artístico, ocupou o cargo por alguns anos antes de mudar para a marca nova-iorquina Oscar de la Renta, em 2014, também no cargo de diretor criativo.
Peter Copping (Foto: reprodução/Taylor Hill/Getty Images Embed)
O último trabalho de Peter foi como diretor de alta costura na Balenciaga, supervisionando os ateliers durante a reestruturação das coleções da marca.
Agora em seu novo trabalho, o estilista tem o desafio de trazer visibilidade e prestígio para a Lanvin que tem passado por um declínio há anos e tem tentado se relançar ano após ano. Sob a liderança de outros estilistas essa missão não foi cumprida, mas os executivos do grupo confiam muito em Peter e em seu trabalho.
Abalos
Ainda não se sabe que direção Peter irá tomar na Lanvin e a marca também não deu certeza quando voltará às passarelas. Eles já deixaram claro que não participarão da Semana de Moda de Paris em setembro.
Na última semana, muitas grifes anunciaram a despedida dos seus diretores criativos. Virginie Viard deixou a Chanel e não compareceu no seu último desfile na Semana de Alta-Costura. Pierpaolo Piccoli, deixou a Valentino e logo foi substituído por Alessandro Michele.