A Semana de Moda de Paris encerrou-se na quinta-feira (27), exibindo criações deslumbrantes das mais renomadas casas de moda. Com diversas grifes participantes, já podemos antever várias tendências para o inverno 2025, inclusive, em relação aos calçados.
A volta das sandálias gladiadoras
Prepare-se para deixar de lado o salto alto. Como já era de se esperar, as sapatilhas fizeram sucesso nos desfiles mais aguardados, como o da Dior. Inspiradas pelas deusas gregas, em antecipação aos Jogos Olímpicos, que ocorrerão entre julho e agosto em Paris, as mulheres estarão nas ruas usando um calçado que já foi controverso no início dos anos 2000: as sandálias gladiadoras.
A designer Maria Grazia Chiuri apresentou uma sandália composta não apenas por tiras que sobem pelas pernas, mas também com bordados de pedrarias.
Sapatilhas ricas em detalhes
Giambattista Valli também uniu alta-costura com conforto. O designer optou por sapatilhas luxuosas para o inverno, com aplicações de pedrarias, adicionando um toque de feminilidade com sofisticação.
Bota com sola de chuteira
Evidentemente, a Semana de Alta Costura de Paris apresentou peças mais controversas, com toque de obra de arte. Foi o caso de Thom Browne, que após os desfiles de Nova York, trouxe seu pódio inspirado nas Olimpíadas para a passarela. A bota polêmica com um salto que remete às travas de chuteira de futebol se destacou e viralizou nas redes sociais.
A ascensão dos kitten heels
Alguns dos melhores saltos da temporada mal se qualificam como saltos, de tão pequenos que são. Ao longo dos últimos anos, os kitten heels retornaram em criações de diversos estilistas renomados do mercado. A Valentino ganhou destaque com seu micro salto.
Pérolas em saltos
Mesmo após a saída de Virginie Viard, as icônicas pérolas da Chanel foram elevadas a um novo patamar, não se limitando apenas aos bordados nas criações tradicionais da maison.
Esta foi a primeira apresentação sob a nova liderança criativa, e os saltos foram especialmente destacados, utilizando essa matéria-prima e ainda trazendo de volta a tendência de dedos para fora.
Os sapatos foram muito bem elaborados e destacados nessa Semana de Moda de Paris. Representando criatividade e trazendo de volta tendências antigas, capturaram a essência da moda contemporânea.