É inegável que as sapatilhas foram os itens de moda com o maior comeback recente. Mesmo gerando polêmica, esse calçado agora faz parte do guarda-roupas de qualquer fashionista, como uma opção prática e estilosa para quem quer sair um pouco do streetwear usando apenas tênis.
Desde do modelo clássico ballet flats, passando pelos históricos Mary Janes e chegando no inovador bico fino lançado pela Ganni, esses calçados deixam qualquer produção com um toque mais feminino.
Tendência com toque de veludo
A novidade do momento no universo das influencers de moda e que já é tendência em países como Portugal e Espanha são as sapatilhas de veludo. Construídas em um dos tecidos mais elegantes e confortáveis da indústria da moda, elas têm o poder de elevar qualquer look para um nível mais sofisticado sem perder o conforto e praticidade.
De origem italiana
Apesar do fenômeno nas principais cidades espanholas e portuguesas, a origem das sapatilhas em modelo Mary Janes de veludo é possivelmente italiana. Popularizadas pelos venezianos que comandavam as gôndolas, as sapatilhas eram denominadas furlane. No primeiro momento, eram fabricadas a partir de materiais inusitados, mas únicos disponíveis, como pneus velhos.
Nos dias de hoje, são produzidas com os tecidos mais nobres, muitas vezes utilizando couro, cetim e, com certeza, o veludo. Adornadas também com fechos metalizados, as sapatilhas de veludo podem ser a alternativa para quem quer fugir dos saltos, mas ainda assim manter uma sofisticação na altura dos pés, além de garantir muita praticidade e conforto.
Pode demorar um pouco, mas essa tendência logo mais chega em territórios brasileiros e vai dominar o imaginário das fashionistas do país, que já se apaixonaram em temporadas anteriores, pelas sapatilhas de bico fino, em couro ou com cristais.