Um dos momentos históricos das Olimpíadas, certamente, é a condução da tocha. Através dela, atletas e artistas podem levar o que representa este evento no mundo dos esportes. Para Paris 2024, um dos artistas que fará a caminhada com a tocha será uns dos vocalistas da banda BTS, o Kim Seok Jin.
História e importância da tocha olímpica
A tocha olímpica é um dos maiores símbolos do esporte no geral. A caminhada com ela representa para além da prática esportiva, mostra também uma bela e vasta história acerca deste evento antes do início de cada Olimpíada.
O seu revezamento acontece, pois ela faz a representação de uma história da mitologia grega. Em que conta que Prometheus havia roubado o fogo e o entregou aos seres humanos, em que este representa a divindade e sabedoria. Ele roubou de Zeus, que já havia tirado dos humanos, então conta a história que Prometheus só devolveu o fogo para os seus donos reais.
As origens do revezamento da tocha foram a partir do envio de mensageiros a todas as cidades da Grécia Antiga, com o intuito de informar quando seria o início dos Jogos. Atualmente, este mesmo trajeto também serve para anunciar que os Jogos Olímpicos estão chegando.
Este ritual foi iniciado para formar um elo entre os jogos da antiguidade e os jogos contemporâneos. A chama olímpica representa o elo entre o berço das Olimpíadas na Grécia e as cidades-sede, dos jogos contemporâneos
Convite aceito por Jin
Segundo fontes de jornais coreanos, o artista foi convidado para participar do revezamento da tocha, e acabou aceitando o convite feito pelo Comitê Olímpico. Apesar de não se ter uma informação concreta de onde e como será a passagem com a tocha.
Jin irá viajar para Paris nas próximas semanas. Onde se espera que ele revele o real motivo pelo qual aceitou o convite. Mas existe uma especulação acerca da popularidade do BTS, a banda no qual ele faz parte é reconhecida globalmente.