Primeiro caso de sucuri-verde com xantismo é encontrado no Brasil

Natália Maria Por Natália Maria
3 min de leitura

A natureza possui diversos exemplares de belezas da fauna e da flora ao redor do mundo. A variedade de espécimes é vasta e isso fica cada vez mais evidente a cada descoberta cientifica. Dessa vez a descoberta ocorreu em solo brasileiro, onde os pesquisadores registraram o 1° caso do mundo de uma sucuri- verde com modificações genéticas.  A cobra mutante foi encontrada em Belém, no Pará, e surpreendeu os cientistas por sua anomalia caracterizada pelo xantismo, dando uma cor amarela ao animal.


Sucuri-verde com xantismo medindo 2,5 metros encontrada no Bélm, PA. (Foto: reprodução/O liberal)


O biólogo Afonso Menezes se deparou com um espécime raro de Eunectes murinus– nome cientifico para a sucuri verde-  fato que resultou a uma pesquisa publicada no Herpetological Review. A enorme cobra que deveria possuir a cor verde, possui seu corpo num tom amarelo devido a condição genética do xantismo. Essa anomalia impede que o animal tenha a capacidade de se camuflar na floresta, implicando na alta percepção dos predadores da natureza. Surpreendentemente para a ciência, a cobra conseguiu chegar à vida adulta mesmo com esse fator, pesando 7 quilos e medindo cerca de 2,5 metros.

A descoberta única do animal aconteceu quando o biólogo explorava a região de Belém junto a um amigo para levantar dados sobre um mestrado com tema de sucuris, quando soube que a cobra tinha sido encontrada no centro da cidade. O Batalhão de Polícia Ambiental de Belém realizou o resgate da cobra em uma área urbana, no ano de 2020. Entretanto, o artigo sobre a espécime só foi publicado recentemente pelo Herpetological Review. Por possuir a condição que implica na dificuldade de sobrevivência na natureza, a sucuri foi designada para o Centro de Herpetologia da Amazônia.


Sucuri-verde sem anomalias genéticas. (Foto: reprodução/Museu de Língua Portuguesa)


A sucuri-verde apresenta normalmente cor verde oliva ou amarronzada com manchas circulares em seu torso. A que foi encontrada possui pigmentado amarelo acinzentado e não possui as manchas típicas. Outras anomalias podem alterar a cor do animal, como o albinismo ou o piebaldismo, já encontrados anteriormente na natureza.

Foto destaque: Espécime encontrada de sucuri-verde com xantismo . Foto: reprodução/G1

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário