A vitamina C já é famosa pelas suas propriedades de fortalecimento do sistema imunológico contra gripes e resfriados, seja obtida por compostos vitáminicos ou por frutas in natura. Ela também ajuda a formação de células e tecidos, como o da pele; por isso, pode passar despercebida, mas é bastante utilizada em produtos de skincare por ser um poderoso antioxidante, capaz de prevenir o envelhecimento precoce, hidratar, proteger e uniformizar as camadas mais superficiais da pele.
Ao ser utilizada topicamente, isto é, direto na pele, a vitamina C ajuda a clarear manchas, prevenir rugas e envelhecimento e proteger a pele; por isso, deve ser utilizada principalmente pela manhã, período com o sol mais forte – que causa o envelhecimento da pele – e maior possibilidade de exposição.
Apesar de todas essas funções importantes, a vitamina deve ser evitada quando a derme estiver irritada, inflamada ou machucada, justamente por ser muito potente, como explica a dermatologista Giovana Moraes: “Não recomendo que se aplique vitamina C depois de algum procedimento que possa causar irritação, em casos de dermatite, quando a acne está muito ativa e quando o clima está muito seco. Se a pele não estiver bem hidratada, o ativo pode machucá-la“.
A vitamina C é a forma popular do ácido ascórbico, que combate os radicais livres de forma agressiva. Por conta disso, deve-se procurar produtos que tenham em sua composição de 5% a 20% do composto, pois uma concentração maior que essa certamente tratá prejuízos para a pele, além de que não absorvemos mais de 20%.
Skincare está ganhando cada vez mais adeptas e adeptos. Foto: Reprodução/ Adobe Stocks
O ácido pode ser associado com todos os alfas-hidroxiácidos, muitos deles já presentes no mercado como o ácido retinóico e o ácido hialurônico, este ultimo que está bastante em voga atualmente. “Atualmente, muitos cosméticos têm a Vitamina C em sua formulação. Um dos grandes associados usado com a Vitamina C é o ácido ferúlico“, diz a dermatologista. A vitamina pode ser ainda associada a outros antioxidantes, como a niacinamida (vitamina B) e resveratol (antioxidante e filtro de raios UVB).
Importante lembrar que o uso desses e de outros cosméticos deve ser acompanhado de hábitos saudáveis, como dormir bem, fazer exercícios e ter uma alimentação saudável e diversificada, até mesmo porque muitos desses ativos podem ser encontrados em carnes, frutas e grãos.
Foto Destaque: Reprodução/iStock