De uns anos para cá, o colete voltou com tudo. Ele é uma peça versátil que pode adicionar camadas ao seu look em apenas um minuto e, tem uma pegada mais “preppy”, principalmente os de malha ou de lã.
Existem coletes para todos os gostos, para as it-girls existem os coletes de alfaiataria que desafiam o vestuário formal tido como predominantemente masculino e, entregam um visual fashionista.
Conheça os diversos estilos, do trabalho até o passeio no parque no fim de semana com coletes que estão sendo adorados e que completarão sua produção.
Tricô ou lã
Clássicas peças no guarda-roupa de qualquer vovô ou vovó, são parte crucial do “grandpacore”, estética que relembra roupas usadas pelos avôs. Mas nem só de granpacore vivem os colete de tricô, eles também podem compor um visual descontraído e descolado ao fazer sobreposições com peças curtas ou despojadas.
Puffer
O estilo puffer são peças acolchoadas ou de plumas e tem um design característico com efeitos que parecem gomos ou “puffs” ao longo da peça. Os coletes em puffer são ainda mais úteis no inverno porque conseguem manter o tronco aquecido enquanto se usa um look mais esportivo ou casual. Dá para combinar com peças mais confortáveis como moletons ou calças jeans em cores neutras e até mesmo em produções mais coloridas.
Alfaiataria
O colete de alfaiataria remete a peça tradicional do vestuário formal masculino mas que, ultimamente, vem sido repaginado por fashionistas ao usarem em looks inesperados. Para visuais sociais para trabalho ou para peças casuais para o passeio, a peça pode complementar bem qualquer produção visual, seja nas sobreposições ou sozinhas como peça única.
Oversized
Não só para coletes, mas o estilo oversized se tornou um favorito para qualquer peça. O estilo é favorito de muitas it-girls e influencers e serve muito bem para montar looks mais street.
A queridinha do Brasil, Maísa, escolheu o colete e uma blusa mais formal oversized que contrastam perfeitamente com a delicadeza das cores do visual, e a suavidade trazida pelos cabelos soltos. O resultado é o contraste de uma estrutura clássica com uma peça usada de maneira diferente, resultando em um visual fora do comum.
Preppy
O estilo preppy tem raízes na cultura de moda estadunidense nas universidades de elite, conhecida como Ivy League, famosas especialmente durante os anos 50 e 60. A estética tem uma aparência limpa, clássica e sofisticada característicos de uma vida confortável e privilegiada.
Para esta estética, o colete por si só já é assimilado com a estética preppy, mas com diferentes texturas ou estampas pode transmitir ainda mais elegância. Os padrões geométricos, geralmente quadriculados, remetem ainda mais aos uniformes colegiais clássicos da Ivy League.