Alimentos naturais quando incluídos em uma dieta anti-inflamatória, ajudam a combater à inflamação. As frutas vermelhas, vegetais, peixes, leguminosas, entre outros, são responsáveis pela desinflamação do corpo humano. Isso porque, o processo de cuidado com a alimentação, requer o consumo de frutas, verduras e legumes, como prioridade e indicação para serem substitutos dos alimentos de alto teor de açúcar (processados).
Sintomas de um corpo inflamado
O cansaço constante, problemas digestivos e dores nas articulações, são problemas que, podem estar relacionados à inflamação corporal. A inflamação é uma reação de proteção natural a agressores externos. Esse sinal de alerta é o processo em que a célula é acionada para resolver o problema.
“É necessário ficar atento quando alguns desses fatores se apresentarem para que se possa procurar o médico que pedirá exames para confirmar, tratar e devolver o equilíbrio ao corpo, evitando que essa inflamação dê origem a outras doenças”, advertiu a nutricionista clínica de São Paulo, Vanessa Furstenberger.
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/2019), no Brasil, 60,3% dos adultos apresentam excesso de peso. Isso equivale 96% da população (Foto: reprodução/Christopher Pillitz/Getty Images Embed)
O excesso de peso é um outro fator externo elencado como inflamatório ao corpo, da mesma forma que, estresse, hábitos de vida ruins, tabagismo e o excesso de consumo de alimentos processados.
Inflamação aguda ou crônica
A inflamação aguda (curta duração) ou crônica (longo prazo) pode levar, apesar de mecanismos semelhantes, a várias doenças como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, etc. A diferença está no tempo de exposição a esses efeitos e na intensidade dos sintomas: enquanto na aguda há uma curta duração da intoxicação, na crônica há uma demora de semanas, meses ou ano.
O que pode ou contribui para esse quadro, são alimentos que possuem alto teor de açúcares, como refrigerantes e sucos com açúcar adicionado; pão e farinha branca; biscoitos, doces, sorvetes; embutidos; salgadinhos processados; álcool; e alimentos com gordura trans.
Por outro lado, para desinflamar o corpo, é recomendado o cuidado com a alimentação, acrescida de frutas, legumes e verduras. A exemplo, temos:
- Frutas vermelhas: morangos, framboesas, mirtilos e amoras;
- Vegetais: couve, espinafre, brócolis e rúcula;
- Peixes: salmão, sardinha e atum;
- Chás de ervas: chá verde, hibisco, alecrim, erva-cidreira e camomila, entre outros.