Vídeo mostra “Prédio do Neymar” balançando em Balneário Camboriú

Diellen Grisante Por Diellen Grisante
2 min de leitura

O edifício conhecido como torres do Yachthouse, foi flagrado balançando durante a passagem de um ciclone, nesta quarta-feira (10), em Balneário Camboriú, Santa Catarina. O imóvel é reconhecido por estar liderando o ranking dos edifícios mais altos do Brasil. Também é muito famoso por ser um dos investidores iniciais, o Jogador de futebol Neymar, que na época possuiu um imóvel na cobertura.


‘Prédio de Neymar’ balança durante passagem de ciclone em Balneário Camboriú (Vídeo: Reprodução/Yotube)


Segundo a construtora, é impossível sentir a oscilação do vento por dentro do prédio, isso porque uma tecnologia de contraventamento foi utilizada na construção. Yachthouse, possui duas torres, com 81 andares e mais de 200 apartamentos pertencentes a proprietários famosos.

Além disso, especialistas explicam ser necessário que todos os edifícios precisam ter algum nível de oscilação, pois o movimento evita que o prédio tenha algum dano na estrutura, causado pelo vento.

“O mais difícil é o conforto, garantir que as pessoas não sintam que o prédio está balançando, ainda que seja um movimento muito pequeno, diz engenheiro.

Ciclone

Um ciclone extratropical fez passagem por Santa Catarina e deixou chuvas intensas, vendavais e estragos. Provocou diversos deslizamentos, enxurradas e inundações em partes da cidade. Os ventos chegaram a mais de 100 km/h, segundo a defesa civil.

Esse fenômeno meteorológico é caracterizado por formação de tempestades e fortes rajadas de vento. Só acontece quando o sistema de baixa pressão atmosférica de escala sinótica ocorre nas regiões de latitudes médias. Esse tipo de ciclone não costuma acontecer em regiões tropicais.

“O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de grande perigo (vermelho) para fortes chuvas e ventos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Da mesma forma, foi publicado aviso vermelho para o litoral de São Paulo, que também será atingido por ventos intensos, comunica o órgão. 

Foto destaque: Yachthouse By Pininfarina. Reprodução/Yachthouse By Pininfarina

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário