Elon Musk doa valor considerável para grupo pró-Trump

Vanessa Lopes Por Vanessa Lopes
3 min de leitura
Foto destaque: porta-voz de Biden sobre Elon Musk diz que alguns bilionários são arrogantes e pensam somente em si, e não na América (reprodução/Dimitrios Kambo/Getty Images Embed)

Elon Musk fez doação para o comitê de ação política que, trabalha diretamente na eleição de Donald Trump à Casa Branca. A agência de notícias Bloomberg informou o caso por intermédio de fontes próximas, neste sábado (13). Apesar do valor não revelado, Bloomberg relatou ser “um valor considerável”, doado ao grupo America PAC.  O PAC revelará a lista de doadores em 15 de julho. Em março deste ano, Musk fez revelação a qual não faria doações a candidatos.

Doações pró-Trump ultrapassam as de Joe Biden

As doações para campanha do ex-presidente Trump, ultrapassam as do rival, Joe Biden, que, sofre com retaliações mediante um cenário desfavorável de pós-debate.


Doadores do Democratas informaram sobre a retenção de U$ 90 milhões se Joe Biden continuar na corrida eleitoral. O congelamento é debatido enquanto pessoas da assessoria do candidato o convencem a desistir da canditura (Foto: reprodução/Andrew Harnik/getty images embed)


Em março, Musk encontrou-se com Trump, e chegou a dar uma resposta sobre o caso pela rede social X (antigo Twitter), em que não estaria a doar nenhuma quantia a quaisquer candidatos à presidência dos EUA.

Essa movimentação destacou a influência do magnata da tecnologia em direção a uma posição político-partidária. Apesar do não apoio público e declarado, Musk era considerado como independente, em função da escolha de preferir ficar fora da política, como chegou a afirmar, em março.

O American PAC trabalha a partir da lógica de construir uma campanha de base, pró-Trump, e embora as divulgações da Comissão Eleitoral Federal não detalhe os métodos dessa estratégia, a empresa é a que mais investe em contatos diretos com o eleitorado de Donald Trump. Até o momento, estima-se um gasto de U$ 15,8 milhões dos quais U$ 13,1 foram destinados ao campo. Os dados estão disponíveis nos registros federais.

Outro fator dessa campanha, é que o PAC tem concentrado a campanha do republicano em persuasão de ponta a ponta e conquista de votos. Além disso, há uma coordenação que permite os super-PACs a conduzirem uma campanha de sensibilização eleitoral.

Trump e Musk

Musk dirige a companhia de carros elétricos da Tesla, a empresa aeroespacial SpaceX e a rede social X, entre outros negócios. 

Sua inclinação ao Partido Republicano há alguns anos, rendeu conversar com Donald Trump, que, abertamente se considera “fã do Sybertruck”, uma picape futurista da Tesla.

Trump também já declarou não ter conhecimento sobre o apoio do bilionário da tecnologia.

Redatora do Site In Magazine (IG) Graduada pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) Especialista em Ciências Políticas pela FACULESTE
Deixe um comentário

Deixe um comentário