A Argentina venceu a Colômbia na decisão da Copa América neste domingo (14) e conquistou o bicampeonato da competição continental. O título deu à Albiceleste a liderança isolada como maior campeã do torneio com 16 taças levantadas.
Além de se isolar na liderança, a seleção argentina abriu sete títulos de vantagem para o Brasil, que possui 9 troféus da Copa América, ocupando a terceira posição no ranking. A vitória argentina na decisão deixou o Uruguai na segunda colocação com 15 títulos conquistados.
Confira a lista completa de títulos por seleção da Copa América:
- Argentina – 16 títulos
- Uruguai – 15 títulos
- Brasil – 9 títulos
- Chile, Paraguai e Peru – 2 títulos
- Bolívia e Colômbia – 1 título
Geração vitoriosa
A geração argentina comandada por Lionel Messi e Ángel di María, que ficou marcada por anos como fracassada, terminou como a mais vitoriosa da história do país. Além do troféu conquistado contra a Colômbia, a equipe foi campeã da Copa América de 2021, quando quebrou um jejum de 28 anos sem títulos, e a Copa do Mundo de 2022.
Despedida
Para fechar o ciclo, o jogo contra a Colômbia na final da Copa América foi o último de Di María com a seleção Albiceleste. O jogador do Benfica, de Portugal, se despede da Argentina com dois títulos da Copa América, uma Copa do Mundo e uma Finalíssima Intercontinental, torneio entre os campeões da América e Europa.
Por outro lado, Messi deixou o futuro em aberto. O craque de 37 anos não confirmou sua despedida da seleção e ainda há dúvidas quanto ao que o jogador irá fazer daqui para frente na Albiceleste.
O caminho até o troféu
A Argentina começou a trilhar seu caminho até o título com uma boa campanha no Grupo A da Copa América 2024. A seleção ficou com o primeiro lugar com três vitórias e liderança confirmada. Ao longo da competição, a equipe sofreu apenas um gol.
Nas quartas de final, Messi e companhia venceram o Equador nos pênaltis após empate por um a um. Na semifinal, a Argentina bateu o Canadá por dois a zero. A final foi decidida na prorrogação após gol de Lautaro Martínez no final do tempo adicional.