Nesta quinta-feira (18), a FIFA revelou a atualização do seu ranking, trazendo mudanças significativas entre as principais seleções do mundo após o desempenho das equipes durante a Copa América e Eurocopa.
Brasil volta para o quinto lugar e Argentina mantém a liderança
O Brasil sofreu uma queda, passando da quarta para a quinta posição. A mudança foi resultado da eliminação nas quartas de final da Copa América, contra o Uruguai, que impactou negativamente sua pontuação.
Campeã da Copa do Mundo de 2022, a Argentina continua na liderança do ranking da FIFA, consolidando sua posição como a melhor seleção do mundo. A equipe argentina ganhou a Copa América pela segunda vez consecutiva, o que reforçou ainda mais seu domínio no futebol sul-americano e mundial.
Jogadores do Brasil durante quartas de final contra o Uruguai, na Copa América (Foto: reprodução/Maciek Gudrymowicz/Getty Images Embed)
Espanha sobe para a terceira colocação
A Espanha foi uma das seleções que mais se beneficiou com a atualização do ranking. A equipe espanhola, que conquistou seu quarto título da Eurocopa, desta vez contra a Inglaterra, saltou cinco posições e agora figura na terceira colocação. Esse resultado reflete a força e consistência da seleção da Espanha nos últimos anos.
A França, semifinalista da Eurocopa, manteve sua posição no pódio, ocupando o segundo lugar. A Inglaterra, vice-campeã europeia pela segunda vez consecutiva, ultrapassou o Brasil e agora está em quarto lugar. Já a Colômbia, vice-campeã da Copa América, entrou no top 10 e aparece na nona posição. E a Croácia, que foi eliminada ainda na fase de grupos da Eurocopa, saiu do top 10.
Ranking da FIFA após Copa América e Eurocopa
Confira abaixo o top 10 do ranking da FIFA após as duas competições:
- 1. Argentina – 1.901,48 pontos
- 2. França – 1.854,91 pontos
- 3. Espanha – 1.835,67 pontos
- 4. Inglaterra – 1.812,26 pontos
- 5. Brasil – 1.785,61 pontos
- 6. Bélgica – 1.772,44 pontos
- 7. Holanda – 1.758,51 pontos
- 8. Portugal – 1.741,43 pontos
- 9. Colômbia – 1.727,32 pontos
- 10. Itália – 1.714,29 pontos
Essas atualizações refletem o desempenho recente das seleções nas principais competições internacionais.