Talvez vocês já tenham ouvido falar sobre moda circular, um termo usado para se referir a moda voltada para a sustentabilidade, em que já é pensado desde o inicio, no momento em que esta sendo desenvolvido o produto, uma forma de prolongar sua vida, e como será feito seu “descarte”, ou renovação em outro produto. Moda circular é basicamente desenvolver produtos que irão ter bastante durabilidade, e que mais tarde poderão de alguma forma ser reutilizados ou descartados de forma que não prejudique tanto o meio ambiente. É importante também que, quem compre o produto tenha consciência disto, e saiba como praticar a moda circular.
O brechó também é uma ótima forma de moda circular, em que os produtos são revendidos e continuam a serem usados, ao invés de serem descartados. Essa prática já existe há muito tempo, e agora produtos de luxo de segunda mão, viraram um grande negócio. Com esse novo termo de moda circular, e a cada vez maior preocupação e consciência das pessoas, sobre como o mercado da moda pode prejudicar o meio ambiente, formas de negocio sustentáveis, estão crescendo cada vez mais.
Bolsas, cintos e sapatos de luxo, muito raros e difíceis de encontrar em qualquer loja, ou produtos vintage que não estão mais no mercado, isso tem atraído muito o interesse das pessoas. Ao invés de guardar aquela bolsinha linda, mas que você não usa nunca, porque não dar a chance dela ser usada novamente por alguém que vai ama-la? Você estará abrindo espaço para novos produtos, e contribuindo para a moda circular crescer.
Bolsa Gucci(Foto:Reprodução/Instagram)
Para quem tem interesse em moda sustentável, existem várias formas de praticá-la, seja comprando peças com materiais sustentáveis, comprando coisa usadas, usando aquela peça que você já tem a um tempo, mas ainda está conservada. E quando o produto não tiver mesmo nenhum jeito de ser usado novamente, existem marcas que cuidam disto para você, encontrando um ótimo destino para o seu produtinho.
E vocês, já conheciam e praticam a moda circular?
Foto destaque: Bolsa Dior.Reprodução/Instagram