Força Aérea Brasileira finaliza primeiro estágio de investigação de avião que caiu em SP

Mateus Zago Por Mateus Zago
2 min de leitura
Foto destaque: Imagem após queda do avião em Vinhedo (Foto: Reprodução/Claudia Vitorino/Arquivo pessoal)

A FAB (Força Aérea Brasileira) encerrou nesta segunda-feira (12), a primeira fase das investigações na aeronave da Voepass que caiu em Vinhedo, no interior do estado de São Paulo. Junto ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticas (Cenipa), foi concluída a primeira fase, a qual é apenas o começo de toda a análise que será feita sobre o acidente aéreo ocorrido na última sexta-feira (9).


Analistas falando sobre queda do avião em Vinhedo (Vídeo: Reprodução/YouTube/Domingo Espetacular)

Conclusão da primeira fase e sequência das investigações

A Força Aérea Brasileira conclui a primeira fase das investigações e análises no avião da Voepass, que caiu em Vinhedo–SP, na última sexta-feira, causando 62 mortes. Nesta primeira fase, é quando são retirados os destroços e peças do avião, transportadas para mais uma sessão de análises.

De acordo com o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticas), a divulgação do relatório deve acontecer no prazo de 30 dias ou o mais rápido possível, dependendo da complexidade do acidente. O objetivo é que possa ser descoberto o que de fato aconteceu com a aeronave, visando que este problema não se repita e seja resolvido, prevenindo acidentes parecidos. Os motores da aeronave irão para a análise no Quarto Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

Conforme divulgado pelo Cenipa, a próxima fase da investigação consiste em “atividades relacionadas ao voo, ao ambiente operacional e aos fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura“.

Informações do acidente

O voo tinha destino na cidade São Paulo, tendo saído de Cascavel, no Paraná, tendo caído em Vinhedo, cidade localizada a 80 km do São Paulo, resultando em 62 mortes, no total. O avião, que não relatou nenhuma emergência, estava voando normal até 13h21, perdendo contato com o radar 13h22.

Deixe um comentário

Deixe um comentário