A Conmebol Libertadores inicia as oitavas de final da competição nesta terça-feira (13) às 19h. O duelo que abre a fase de mata-mata da competição será entre Grêmio e Fluminense, no Couto Pereira. Sete times brasileiros estão na disputa.
Meses após o fim da fase de Grupos e a definição dos 16 times que avançaram às oitavas, os clubes enfrentam mudanças na equipe, troca de técnicos, contratação de novos jogadores, liderança e lanterna de Campeonatos nacionais.
No Campeonato Brasileiro, Botafogo, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Atlético-MG estão entre os 10 primeiros colocados na classificação. O Botafogo lidera com 43 pontos. O Fluminense, que encara o Grêmio, está na zona de rebaixamento.
Fluminense e Grêmio
O duelo entre o clube gaúcho e o clube carioca acontece nesta terça-feira (13) e o jogo de volta será no Maracanã no próximo dia 20. Durante a fase de Grupos, os dois times ocupavam a parte inferior da tabela no Campeonato Brasileiro.
O Grêmio inicia as oitavas na 13° posição no Brasileirão. Ainda sem jogar na própria Arena devido às enchentes no Rio Grande do Sul, o time gaúcho ficou algumas rodadas sem atuar pela Libertadores e Brasileirão.
O time comandado por Renato Gaúcho anunciou as contratações do zagueiro Jemerson, o meia Miguel Monsalve e os atacantes Alexander Aravena, Matías Arezzo e Martin Braithwaite.
O Fluminense, atualmente comandado por Mano Menezes, demitiu o técnico Fernando Diniz, campeão da última Libertadores. Para reforçar a equipe, o time contratou Thiago Silva, Ignácio, Calegari, Nonato, Facundo Bernal e Kevin Serna.
Bolívar e Flamengo
O Flamengo e o Bolívar se encontrarão no Maracanã na próxima quinta-feira (15) e o Bolívar decide em casa no dia 22. O clube carioca está na terceira posição no Brasileirão e o time boliviano é vice-líder no Campeonato nacional.
Até o momento, o Flamengo não contratou jogadores na janela de transferência. O clube terá desfalques importantes para os jogos das oitavas: Everton Cebolinha e Matías Viña saíram de campo lesionados e a previsão é que não atuem mais na temporada.
O Bolívar contratou 5 novos jogadores para a temporada: o zagueiro Anderson, os atacantes Fábio Gomes e Oviedo, e os meias Granell e Carlos Melgar.
Nacional e São Paulo
Ocupando o 6° lugar na tabela do Brasileirão, o São Paulo enfrenta o Nacional, do Uruguai, na próxima quinta-feira (15), fora de casa. A decisão será no Estádio MorumBIS no dia 22.
O clube paulista reforçou a equipe com o volante Marcos Antônio. O tricolor paulista vendeu o zagueiro Diego Costa e o volante Gabriel Neves. Alisson ficará fora durante o final da temporada após lesão no tornozelo.
O time uruguaio trouxe reforços importantes para a temporada, entre eles o zagueiro Sebastián Coates e os atacantes Nico López e Antonio Galeano.
Botafogo e Palmeiras
As duas equipes chegam às oitavas brigando pela liderança do Campeonato Brasileiro. O alvinegro é o líder e o time de Abel Ferreira ocupa a 4º posição. Os times se enfrentam na quarta-feira (14), com o jogo de volta marcado para o dia 21, no Allianz Parque.
O Palmeiras reforçou o time com a contratação de Agustín Giay, Mauricio e o atacante Felipe Anderson. O time não conta mais com o Endrick, que já atua pelo Real Madrid. O Botafogo contratou o volante Allan, o meia Thiago Almada e os atacantes Igor Jesus e Matheus Martins.
Atlético-MG e San Lorenzo
As duas equipes se encontram nesta terça-feira (13) para o primeiro duelo. O jogo da decisão será no dia 20, na casa do Galo.
O time mineiro atualmente está em nono lugar no Campeonato Brasileiro. Para reforçar a equipe, as contratações foram: Bernard, Lyanco, Júnior Alonso, Fausto Vera e Deyverson. Na equipe argentina, os destaques das contratações são: Facundo Bruera e Nahuel Bastos.
Talleres e River Plate
Os rivais argentinos disputam uma vaga nas quartas de final da Libertadores. As equipes se encontram na quarta-feira (14) e no dia 21.
No Campeonato Argentino, o River está em 9° lugar e trouxe novamente Marcelo Gallardo para o comando. Nas contratações, conta com 6 reforços, com destaque para: Germán Pezzela, Franco Carboni e Adam Bareiro.
O Talleres reforçou a equipe com três novos jogadores. O meia Franco Moyano e os atacantes Sebastián Palacios e Cristian Tarragona.
Peñarol e The Strongest
As equipes disputam o mata-mata nos dias 14 e 21 de agosto. Os dois times lideram os campeonatos nacionais de seus países.
Na temporada, o Peñarol trouxe três novos reforços e tem como técnico Diego Aguirre. Léo Fernández é o principal jogador da equipe. No The Strongest, a contratação destaque foi de Abdiel Ayarza.
Colo-colo e Junior Barranquilla
O Colo-colo está na 4° posição no Campeonato Chileno e, no Campeonato Colombiano, o Junior Barranquilla está em 11°. As equipes se enfrentam nesta terça-feira (13) e no dia 20.
O time chileno trouxe Mauricio Isla e Javier Correa para a equipe. Os colombianos se reforçaram com 8 contratações, sendo o destaque Andrés Colorado, ex-jogador do São Paulo.