Para além das quadras: Devin Booker transita entre ídolo do esporte e ícone fashion

Bianca P. Athaide Por Bianca P. Athaide
5 min de leitura
Foto destaque: estrela da NBA no caminho para se tornar ícone fashion (Reprodução/Fashionably Male)

O jogador de basquete de 27 anos Devin Booker, foi umas das estrelas que fez parte do Dream Team americano nas Olimpíadas de Paris, mas para quem o conhece fora das quadras, sabe que o seu empenho recentemente está mais voltado para uma consagração no hall da fama fashion. 

Uma pequena nata compõe as estrelas do esporte que são reconhecidas também pela influência no mundo da moda. Nomes como Dennis Rodman, PJ Tucker e Dwyane Wade marcaram o imaginário de muitos com seus estilos dentro e fora das quadras. É integrado nesse time high fashion, através de estratégias bem sucedidas de marketing e styling, que Booker deseja jogar. 

Parceria de sucesso de longa data

Antes de focar em Devin Booker, vale ressaltar que o casamento de basquete e moda vem muito antes do ala-armador calçar seu primeiro par de tênis. Desde do final dos anos 80, os principais jogadores apostam em combinações extravagantes de roupas e influenciam seus milhões de espectadores para além do esporte. Como já disse Michael Jordan, uma das principais lendas do basquete: “Se eu me visto bem, eu me sinto bem. Se eu me sinto bem, minha performance é melhor. E se minha performance é melhor, eu ganho.” 

A alta auto-estima dos jogadores para se divertirem e inovarem na hora de se vestir, com certeza vinha de seus ótimos resultados nas quadras, muitas vezes enfrentando alguns julgamentos por abusarem de estilos e peças que a maioria de sua legião de fãs nem ousaria.


Dennis Rodman, 5 vezes campeão da NBA, é também sinônimo de autenticidade no quesito estilo pessoal (Foto: reprodução/Ron Galella/CNN)

O provável nome mais emblemático para quem curte essa linha fina entre basquete e moda é o americano Dennis Rodman, alguém até hoje considerado à frente de seu tempo. Conhecido por ser o bad boy do Chicago Bulls, o jogador era um desafiador de limites não só dentro da quadra. Em uma época ainda extremamente machista, Dennis abusava de unhas pintadas, croppeds, brilhos e estampas animal print, enquanto esbanjava autoconfiança e audácia.

Devin Booker é a nova cara do fashion no basquete

Honrando o legado dos que vieram antes, Devin Booker se apresenta com um estilo que caminha entre a elegância da alfaiataria e a modernidade do streetwear, sempre com uma pitada de simplicidade e bom gosto, passando um semblante de um estilo possível e tangível para seus fãs.


Devin Booker mistura streetstyle e simplicidade elegante (Foto: reprodução/Pinterest/@trashmoremag)

O jogador também deu o que falar em Paris. Durante os Jogos Olímpicos, antes da disputa entre Brasil e Estados Unidos, Booker deu para toda a comissão técnica brasileira o modelo do tênis, em parceria com a Nike, o “Book 1 Rattlesnake”. Uma ótima estratégia de visualização de seu produto e aumento do impacto de seu nome no mundo fashion.


Modelo assinado por Devin Booker, em parceria com a Nike (Foto: reprodução/Sneaker Bar Detroit)

Outra grande jogada de marketing de Devin, ainda em terras francesas, aproveitando o hype da Olimpíada, foi uma brincadeira que ele realizou em seu Instagram de esconder vários pares de seu novo tênis, também em parceria com a Nike, além de também presentear quem estava na rua com camisas de basquete. 

O modelo chamou atenção por se diferenciar da silhueta tradicional dos modelos usados para praticar o esporte, ao mesmo tempo que usou de inspiração modelos clássicos da gigante esportiva. De uma maneira muito inteligente, o jogador conseguiu unir dois públicos distintos: os fãs do esporte e os fãs de tênis, os conhecidos sneakerheads. 

Booker é excelente em dar uma aula de estilo acessível, sem a necessidade de marcas luxuosas ou peças extravagantes, assim, chegando mais perto de marcar seu nome no hall da fama fashion do basquete.

Deixe um comentário

Deixe um comentário