Festival de Cinema de Gramado homenageia Silvio Santos em encerramento

Camila Pazini Por Camila Pazini
5 min de leitura
Foto de destaque: SIlvio Santos (Reprodução/Site Brasil Escola- UOL)

Silvio Santos revolucionou a forma de fazer televisão, além de ter criado para si e para muitos brasileiros oportunidades profissionais, viu o engatinhar da televisão brasileira e fez parte da vida de muitas gerações de brasileiros. O apresentador faleceu neste sábado em decorrência de uma pneumonia, marcando o final de uma era para a televisão brasileira. Em seu encerramento, o festival de Gramado prestou uma pequena homenagem a Silvio, exibindo uma foto dele logo no início da cerimônia de premiação. 

Homenagens a Silvio Santos

Após muitas homenagens e retrospectivas, Silvio, uma das maiores figuras da televisão brasileira, também foi homenageado na abertura do Festival de Gramado. A foto do apresentador foi exibida no telão do Palácio dos Festivais antes que a cerimônia de premiação começasse.

Anteriormente neste ano, em julho, o apresentador teve que ser internado devido a complicações com o H1N1, mas logo recebeu alta. No começo desse mês, Silvio teve que ser internado novamente, e ficou na UTI do hospital Albert Einstein até vir a óbito neste sábado em decorrência de uma broncopneumonia. O gigante e controverso comunicador morreu aos 93 anos de idade. A informação de sua morte foi confirmada pelo SBT, sua emissora, nas redes sociais.


Homenagem a SIlvio Santos no Festival de Gramado (Reprodução/RBS TV/Site G1)

Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria“, informou a emissora SBT. 

O grande vencedor da noite no Festival de Gramado, foi o western brasileiro ”Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi, que foi premiado como o melhor longa-metragem do país, além de levar mais um prêmio de ator coadjuvante para Rodger Rogério e Melhor Fotografia, para André Carvalheira.

Um gigante na comunicação

Antes de criar seu império e uma das maiores emissoras de televisão do país, Silvio viu os primeiros passos da televisão brasileira e fez parte da vida de gerações de brasileiros. Senor Abravanel, mais conhecido como o Homem do Baú ou simplesmente Silvio Santos nasceu no século passado, em 1930, quando a comunicação ainda estava transacionando das rádios para a televisão. 

Ele iniciou sua carreira sendo camelô, uma realidade que ainda faz parte de brasileiros de origem humilde, quando tinha apenas 14 anos. Antes de pensar em seguir na comunicação, Silvio comprou a empresa ‘’Baú da Felicidade’’, do radialista Manoel de Nóbrega e assim começou o que seria o Grupo Silvio Santos. Chamando atenção por sua eloquência e carisma nas ruas do Rio de Janeiro, Silvio foi convidado a realizar um teste de locução para a Rádio Guanabara, sendo aprovado de primeira e ultrapassando figuras como Chico Anysio.


Silvio Santos no começo na carreira (Reprodução/Arquivo SBT/Site Revista Oeste)

O primeiro programa que participou foi o ‘’Vamos Brincar de Forca?’’, que passava na grade da TV Paulista em 1960. Não demorou muito para que o apresentador tivesse seu próprio programa, em que divulgava os produtos e facilidades de sua empresa. Após Roberto Marinho comprar a emissora, o programa continuou a ser exibido em São Paulo e Rio de Janeiro. 

O sucesso adquirido com o programa conquistaram as massas, e em 1970, o apresentador criou os estúdios Silvio Santos de Cinema e Televisão, onde ficavam as instalações da antiga TV Excelsior, dando início a história de seu próprio canal de televisão. Além de apresentador, Silvio Santos já tentou carreira na política em 1989, sendo descartado rapidamente por não seguir algumas regras protocoladas pelo TSE, mesmo sendo líder nas pesquisas.