Mondepars lança bolsa com couro biodegradável

Isadora Murakami Por Isadora Murakami
3 min de leitura
Foto destaque: Divulgação Bolsa Arraia (reprodução/Mondepars)

A Mondepars, marca de Sasha Meneghel, lançou nesta segunda-feira, dia 20, uma nova peça. A peça em questão se trata de uma bolsa confeccionada manualmente pela equipe de produção.

A bolsa arraia tem como material principal o couro biodegradável, feito a partir de um cacto chamado Notus Cactos que tem um aspecto semelhante ao couro natural.


Divulgação da Bolsa Arraia (Foto: reprodução/Mondepars)

Um formato diferente

O nome Bolsa Arraia se dá pelo formato da bolsa, que é semelhante a do animal marinho. As laterais mais vazadas e duas pequenas alças dão um toque único para a bolsa, além das duas alças principais.

Na bolsa existem compartimentos e um detalhe que confere originalidade ao item: Mondepars escrita sob o couro vegano. Custando por volta de 3.190 reais, o item é cruelty-free e sustentável por conta do material citado anteriormente.


Adrían Lopez e Marte Cázarez (Foto: reprodução/Vogue)

Notus Cactos

O Notus Cactos provém do México e diferente de outros cactos, ele não precisa de água para sobreviver. Essa planta produz o Desserto Pele, produzido por Adrían Lopez Velarde e Marte Cázarez um tecido que além de usado na área da moda, pode ser usado na área automobilística.

Em entrevista para a Vogue, Adrián confirma que o couro é livre de químicos tóxicos, de PVC e ftalatos, um aditivo que deixa o plástico mais maleável. Além de orgânico e biodegradável, o couro dura cerca de 10 anos e custa por volta de 25 dólares o metro.

O couro originado pelo cacto não é a única opção, existem outras opções de couro orgânico, como o couro vindo de frutas, algodão e folhas de árvore.


Tênis feitos de Pinatex por Moea Sneakers (Foto: reprodução/instagram/@pinatex)

Piñatex

Piñatex é o nome que se dá para o couro feito a partir das fibras do abacaxi, além de biodegradável, a produção deste couro beneficia e apoia comunidades agrícolas locais.

Seu país de origem são as Filipinas e é a alternativa mais famosa de couro vegano.