Nesta quarta-feira (28), a empresária, ex-cantora e apresentadora brasileira Eliana Michaelichen, de 51 anos, fez um desabafo pessoal e íntimo acerca das pressões que sofreu relacionadas a sua aparência durante a juventude.
Foi no talk show Saia Justa, que a apresentadora abriu o coração e revelou sobre todo o processo de pressão estética a qual foi submetida quando era mais jovem, bem no início da carreira, e que por causa disso realizou muitas cirurgias plásticas, entre outros procedimentos estéticos, para tentar se adaptar as exigências da época.
Pressão e problemas de autoimagem
Eliana contou que, talvez pela pouca idade e inexperiência, no auge dos seus 20 e tantos anos, logo no princípio de sua carreira televisiva, ela se sentiu insegura com sua própria imagem e como o público a via. Desse modo, a artista se viu pressionada pelos padrões estéticos de beleza que imperavam nesse período, e que só se deu conta disso muito tempo depois, quando percebeu a situação em que se encontrava, então somente assim, é que pode fazer as pazes consigo mesma.
Michaelichen também acrescentou que acredita que os padrões de beleza impostos pela sociedade são bem mais agressivos do que as autocríticas feitas a si mesma, e citou a si própria como exemplo, que no ápice de sua juventude, com apenas duas décadas de vida, se pressionava a se adequar a certos padrões de estética, e que por essa razão, realizou as intervenções mais importantes em seu corpo.
Procedimentos estéticos
Durante a conversa com as colegas de palco Bela Gil, Tati Machado e Rita Batista, Eliana contou que fez uma rinoplastia, procedimento cirúrgico realizado na estrutura nasal para melhorar a aparência, como também realizou uma lipoaspiração, técnica para remover a gordura de certas partes do corpo, como também fez implante de silicone.
Apesar de levar um longo tempo, a apresentadora afirmou que está progressivamente tentando se entender, respeitar seus próprios limites e amar a si mesma, da forma que é, mesmo que não seja uma tarefa fácil ou rápida de se realizar no cotidiano. É um processo demorado, que demanda tempo, paciência e autorreflexão, com intuito de ir derrubando as barreiras mentais construídas por padrões estéticos opressivos, afirmou ela.
Maturidade e amor-próprio
A empresária ainda revelou que hoje em dia, após alcançar um lugar de maior maturidade conforme o passar dos anos, deseja ser mais autêntica e natural. Eliana afirmou que quer se mostrar para as pessoas, como também para si mesma, “sem filtros” e escapar um pouco dos artifícios da maquiagem, embora seja um difícil exercício diário, o qual nunca deve deixar de ser praticado.