Nesta segunda-feira (12), a 20 dias do primeiro turno das eleições, em entrevista para o podcast cristão ‘Collab’, o atual presidente Jair Bolsonaro se disse arrependido por declarações que deu sobre a pandemia. Na ocasião, ocorrida ainda no início do surto de Covid-19, Bolsonaro foi perguntado sobre os óbitos causados pela doença e respondeu que não era “coveiro”. No ‘podcast’, o presidente afirmou que “deu uma aloprada” em relação a “piada do coveiro”.
Durante a pandemia, Bolsonaro fez uma série de piadas sobre as mortes por Covid, além de se posicionar contra todas as medidas recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), como o uso de máscaras, distanciamento social e ‘lockdown’, além de defender a cloroquina e desestimular a utilização de vacinas no primeiro momento.
Quando questionado durante a entrevista sobre a questão do racismo, o presidente lembrou de quando salvou um colega negro que estava se afogando, na época do exército: Se eu fosse racista, deixava ele morrer afogado”. Com a concordância da bancada, Bolsonaro disse que a maioria dos casos de racismo são só “mi mi mi” e que, atualmente, existe uma grande “vitimização” por parte das minorias.
‘Podcast Collab’ contou com a presença da atriz Karina Bacchi. (Foto: Reprodução/Youtube)
O presidente ainda afirmou que, caso não seja reeleito, sairá da política: “Se essa for a vontade de Deus, eu continuo (na Presidência). Se não for, a gente passa a faixa e eu vou me recolher porque, com minha idade, não tenho mais nada a fazer aqui na Terra se acabar essa minha passagem pela política em 31 de dezembro do corrente ano.”
Ao longo do ‘podcast’, o presidente reiterou ser contra o aborto, citou “ideologia de gênero”, atacou o presidente argentino Alberto Férnandez, chamou Lula de presidiário, rechaçou o lockdown, defendeu novamente o voto em papel, defendeu a cloroquina e disse que, caso Haddad houvesse sido eleito, “teriam roubado tudo durante a pandemia”.
Vale lembrar que Bolsonaro faltou à cerimônia de posse da ministra do STF Rosa Webber para comparecer ao podcast cristão.
Foto Destaque: Bolsonaro em entrevista para o ‘podcast Collab’. Reprodução/Youtube