Saiba como evitar a flacidez corporal

Rafaela de Oliveira Por Rafaela de Oliveira
3 min de leitura

O acúmulo de pele em regiões do corpo que perdem a elasticidade com o passar do tempo se torna uma das preocupações das mulheres, conforme vão envelhecendo. Essa questão aflige, majoritariamente, as mulheres por estar ligada à uma questão de variação hormonal, pois há alterações na produção de colágeno e elastina.

Existem diferentes fatores que resultam nesta flacidez, entre eles a exposição solar, o tabagismo, a falta de sono, estresse, sedentarismo, má alimentação e, até mesmo, devido à genética. As regiões dos braços, pernas, glúteos e barriga costumam ser afetadas pela perda de elasticidade corporal.


O tabagismo é um dos fatores que contribuem para a flacidez corporal. (Reprodução/Viva Assim)


Mulheres que passam por procedimentos estéticos de redução de gordura ou que passam por dietas para emagrecimento rápido, são as que mais se queixam deste aspecto físico. Isso decorre da perda de peso em pouco tempo, que enfraquece as fibras de sustentação da pele. 

De acordo com a dermatologista Juliana Piquet, em entrevista à revista Harper’s Bazaar Brasil, existem tratamentos que ajudam a estimular o colágeno. Estes formam fibras que dão sustentação à pele, deixando-a mais firme, retardando o efeito de flacidez inerente à passagem do tempo.  

Além disso, o uso de filtro solar, dieta rica em proteínas, vegetais e pobre em carboidratos refinados, sono de qualidade, não fumar, são medidas importantes de se tomarem a fim de evitar a flacidez.


O FPS é um produto que, além de prevenir o envelhecimento da pele, ajuda a combater a flacidez. (Reprodução/Você Sabia?)


A gelatina é um suplemento de colágeno recomendado pelos dermatologistas, por ajudar a melhorar significativamente a elasticidade da pele e na manutenção do bom aspecto das unhas e dos cabelos. Ademais, Kiwi, morango, cenoura, peixe, peito de frango, feijão, lentilha, abacate e aveia são exemplos de alimentos que fazem parte de uma boa alimentação visando esse combate.

O envelhecimento precoce pode ser causado pela exposição excessiva ao sol. Portanto, o uso de protetores solares é essencial, por proteger a pele da radiação solar, bem como a hidratação constante do corpo, por cremes e pelo consumo de água.


A pele pouco hidratada possui pouca elasticidade. (Reprodução/Fotolia)


Por fim, a prática de exercícios físicos e o investimento em massagens corporais e em procedimentos estéticos, também são medidas que eliminam a flacidez corporal. Assim, é preciso levar em consideração que ter acompanhamento profissional em qualquer processo de emagrecimento ou tratamento estético é muito importante para atingir um bom resultado físico.  

Foto Destaque: Existem medidas que retardam a perda de elasticidade corporal. Reprodução/Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário