Maquiagens e cosméticos personalizados agitam o mercado da beleza

Bianca Delbons Por Bianca Delbons
4 min de leitura

Com a chegada das plataformas de vídeos curtos como o TikTok, os tutoriais de maquiagem, que já eram bem famosos, começaram a alcançar um público ainda maior e a influenciar cada vez mais seus seguidores com a testagem de produtos de beleza, muita das vezes, patrocinando os influenciadores.

Devido a essa influência, a procura por produtos de beleza e, principalmente, por produtos de cuidado com a pele e o cabelo, cresceram 21,9% em 2021, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Mas, ainda assim, as marcas se viram no lugar e tempo certo para lançarem uma nova linha de cosméticos que revolucionaria o skin care de seus clientes: os produtos personalizados.

Hoje, existe uma vasta gama desses produtos que vão desde bases que alcançam um maior número de tonalidades diferentes, até shampoo e condicionadores para cada problema e tipo de cabelo, passando por batons que reagem de modo diferente com o ph de cada pessoa e hidratantes para a pele onde você escolhe a sua composição.

Uma das marcas revolucionárias e pioneiras é a Fenty Beauty, que ainda em 2017 lançou sua linha de bases com 40 tons, trazendo para o mundo dos cosméticos a diversidade que ele precisava e assim, acabou influenciando as outras marcas a fazerem o mesmo e a se inovarem sempre.


Tons de base da Fenty Beauty (Foto: Repodução/Sephora)


Voltada para os cabelos, a empresa Meu Q também é uma marca revolucionária. Em seu site é possível responder um questionário que te indicará o melhor produto para cuidar dos seus fios. Apesar dos preços não serem dos mais acessíveis, a marca atrai o seu cliente pelo seu diferencial e o ótimo atendimento ao público, levando total transparência dos ingredientes utilizados em seus produtos, além de ter suas fórmulas totalmente veganas e cruelty free (não testa em animais).


Ingredientes da Meu Q (Foto: Reprodução/Meu Q)


A marca Estee Lauder não fica de fora quando o assunto é itens de beleza personalizados. A mesma, recentemente, lançou um batom que, aos olhos, aparenta ter um tom de rosa clarinho, mas na verdade é um hidratante labial com cor que se adapta ao pH de cada pessoa criando tons únicos para cada cliente. Esse tipo de batom ficou tão famoso que e-commercers, como a Shoppee e o Mercado Livre, estão revendendo produtos parecidos ou com a mesma tecnologia do por um preço totalmente acessível, fazendo a alegria dos menos afortunados.


Hidratante labial Estee Lauder (Foto: Reprodução/Estee Lauder)


No fim das contas, é possível perceber uma discrepância entre o público-alvo dessas marcas devido ao alto custo de produção e tecnologia envolvidas na fabricação dos produtos mencionados anteriormente. Porém, se você tem condições financeiras para arcar com tais luxos, esses produtos são incríveis e podem fazer a diferença na sua pele ou cabelo. Mas talvez a experiência de personalizar os seus próprios produtos ou a surpresa ao ver a cor do batom se revelar não sejam necessárias ao ponto de desbancar um valor alto para ter um produto de qualidade.

Foto Destaque: Divulgação/Forbes

 

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