Kanye West, Yeezy X Adidas: o que aconteceu?

Gabriele Reis Por Gabriele Reis
3 min de leitura

O rapper Kanye West se envolve em mais uma polêmica ao acusar a marca esportiva Adidas de plágio.

Kanye, que já é conhecido por suas controvérsias, expôs a grande marca por utilizar seus designs únicos, de sua já presente parceria com a empresa, em produtos e merchandising sem autorização.

De acordo com ele, a marca estaria modificando concepções artísticas e estéticas que ele mesmo teria feito, lançando como se fosse algo totalmente novo, sem citar e creditar quem concebeu a ideia anteriormente, no caso, ele.

O rapper, que prefere ser chamado de Ye, teria feito um contrato com a marca em 2014, com previsão de duração até o ano de 2026. A parceria trouxe um aumento significativo no número de vendas da Adidas, que faturou cerca de 15% a mais só nos EUA no ano de 2015, ao qual entrou em vigência a collab.

Com o sucesso que a parceria fez, Ye estreou sua linha na Adidas através de sua marca já existente, a Yeezy.


Os designs da parceria Yeezy X Adidas são únicos. (Reprodução/Instagram).


O rapper já havia revelado o quanto é rigoroso com seus designs feitos para comercialização na marca, exigindo comunicação caso alterações sejam feitas. O problema começa, de acordo com Kanye, quando a Adidas utilizou os Colorways e silhuetas da Yeezy indevidamente, sem a sua aprovação. A polêmica só se solidificou com a marca lançando um novo modelo de chinelo Slide com as mesmas paletas de cores e um design que lembra muito uma ideia que o rapper havia concebido na collab.

Em posts do Instagram que já foram deletados, Kanye externou sua indignação, expondo também a tentativa da empresa de comprar sua parte na parceria Yeezy X Adidas:

”O fato de que a Adidas sentiu que eles poderiam colorir meus sapatos e dar nome a eles sem minha aprovação é realmente insano. Eu realmente me importo em construir algo que mude o mundo e que eu possa deixar para os meus filhos. Eles tentaram me comprar por 1 bilhão de dólares. Só meus royalties no próximo ano serão 500 milhões de dólares.”.

Sobrou até para a varejista GAP, que também tem collab com a Yeezy; Ye acusou a empresa igualmente de plágio, ressaltando que os mesmos faziam reuniões estratégicas sobre a parceria sem a presença dele.

 

Foto destaque: Ye em divulgação da marca Yeezy, utilizando uma de suas criações. Reprodução/Instagram.

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