Pesquisadores da Universidade de Nápoles Federico II, na Itália, apontam que comer um potinho de iogurte ou beber um copo de leite todos os dias pode ajudar para a prevenção da diabetes tipo 2.
Já reduzir a ingestão de alimentos de origem animal ajuda a melhorar o controle da glicose. Segundo os pesquisadores o consumo de carne vermelha e carne processada aumenta em aproximadamente 20% o risco de desenvolver a doença.
“Os probióticos também são conhecidos por exercerem efeitos benéficos no metabolismo da glicose, o que pode explicar por que descobrimos que o consumo regular de iogurte está associado a um risco reduzido de diabetes tipo 2″, afirmou Annalisa Giosuè, que é médica e principal autora do estudo.
Os cientistas italianos fizeram a análise de dados de 13 revisões científicas anteriores, no total de 175 estudos que buscaram relação entre o consumo de 12 alimentos de origem animal e o desenvolvimento da diabetes tipo 2.
A diabetes tipo 2 é uma doença metabólica crônica causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, que é o hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia ao organismo. A melhor forma de prevenir o diabetes e outras patologias é manter bons hábitos diários, como alimentação saudável, procurando sempre consumir alimentos in natura ou minimamente processados e evitar os alimentos ultraprocessados.
Práticas de atividades físicas regulares também fazem a diferença no aparecimento de doenças. Fatores como obesidade e sedentarismo pode contribuir para o desenvolvimente de diabetes tipo 2.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.
Medição de glicose (Reprodução/G1)
É importante dizer que estamos falando de uma enfermidade silenciosa. Ou seja, na maioria dos casos, os sintomas aparecem somente quando ela já avançou demais. Por isso é fundamental checar o nível de glicose no corpo de tempos em tempos.
Foto destaque: Iogurte pode ajudar a prevenir diabetes: Reprodução/Veja