São Paulo aposta em defesa pouco vazada na Libertadores diante do Botafogo

O Tricolor sofreu apenas um gol com Zubeldia no comando da equipe

Mateus Zago Por Mateus Zago
3 min de leitura
Foto destaque: Luis Zubeldía, treinador do São Paulo (Reprodução/Gilson Lobo)

Nesta quarta-feira (18), o São Paulo visita o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, a partir das 21h30, em duelo válido pela Copa Libertadores, que está em sua fase de quartas de final. Na competição, o São Paulo terminou em primeiro lugar do seu grupo com 13 pontos, tendo sofrido 3 gols, apenas 1 deles sob comando de Luis Zubeldia, enquanto o Botafogo fez 10 pontos em seu grupo.


São Paulo 2 x 2 Botafogo, pelo Brasileirão 2024 (Vídeo: reprodução/YouTube/Ge)

Defesa do São Paulo

Seja com uma formação com uma linha de 4 ou 3 jogadores na defesa, o setor tem sido destaque do São Paulo na Libertadores, com apenas um gol sofrido sob o comando de Luis Zubeldia, que treina a equipe desde a 2ª rodada, contra o Barcelona-ECU, na vitória por 2×0 em Guayaquil. O único gol sofrido pelo Tricolor, no período, foi contra o Cobresal, na vitória por 3×1, no Chile.

Como Zubeldia pode escalar o São Paulo

Veja as opções para o treinador argentino escalar a equipe do São Paulo diante do Botafogo.

4-2-3-1

Com uma linha de quatro defensores, é a escalação provável da equipe paulista para o duelo desta quarta (18). Com Alan Franco e Arboleda formando a dupla de zaga, esta formação apostaria na consistência dos volantes, com 3 jogadores de velocidade, usando Calleri como referência no ataque e Lucas com mais liberdade para flutuar.


Feito por Mateus Zago, no tacticalboard.com (Foto: reprodução/Mateus Zago/Tactical Board)

3-4-3

Com três zagueiros, esquema usado na última partida contra o Cruzeiro, a formação traz uma equipe mais rápida, com dois alas ao lado dos volantes, com um trio de ataque formado Lucas Moura, William e Calleri, com a proteção dos volantes e zagueiros.


Feito por Mateus Zago, no tacticalboard.com (Foto: reprodução/Mateus Zago/Tactical Board)

4-3-2-1

Esta formação traz os dois zagueiros Alan Franco e Arboleda mais protegidos, por um terceiro volante, podendo ser Santi ou Marcos Antônio. A velocidade no ataque segue, com Lucas e William ao lado de Calleri.


Feito por Mateus Zago, no tacticalboard.com (Foto: reprodução/Mateus Zago/Tactical Board)

A partida acontece 21h30, no horário de Brasília, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O confronto é válido pelas quartas de final da Copa Libertadores, com o jogo de ida sendo nesta quarta (18) e a volta, na próxima quarta-feira (25), no Morumbis, em São Paulo.