Segundo uma especialista, ao tentar higienizar os alimentos antes de cozinhá-los, pode aumentar as chances de o organismo humano desenvolver uma série de infecções. Um dos casos é a higienização do frango antes de ser cozido. Caso suas bactérias entrem em contato com os utensílios de culinária, as conseqüências para a saúde não são nada boas.
Para a especialista em segurança dos alimentos, nutricionista e fundadora da QualiPlus Consultoria Alimentar, Ana Carolina Valle, esse costume de lavar as partes de frango na água corrente da pia, antes de prepará-las não é recomendado.
“A gota que sai da torneira e toca no frango, pode respingar na faca, garfo e outros utensílios que já se encontram limpos e depois deste ‘acidente’ não serão higienizados corretamente a ponto de matar as bactérias que saíram do alimento. Para haver o asseio correto é necessário utilizar água sanitária acima de 85°C, mas isso ao acontece no cotidiano”, conta a especialista.
Foto: Pessoa lavando frango na pia/ Reprodução: Food Safety Brazil
Segundo Ana Carolina, as bactérias mais comuns de estarem presentes no frango são a “Escherichia Coli” (Coliforme Fecal) e a “Salmonela”, que também está presente nos ovos. Ambas quando infectam o organismo humano, podem causar uma série de sintomas e precisam de tratamento médico.
Os sintomas mais comuns da “Salmonela” são:
- Dores no abdômen e muscular;
- Calafrios;
- Febre;
- Perda de apetite;
- Dor de cabeça;
- Fadiga;
- Desidratação;
- Diarreia e até sangue nas fezes;
- Vômitos e náusea;
“Se desintoxicar do micro-organismo ruim vai depender muito da intensidade de exposição do organismo. Já a recuperação deverá ser prescrita e acompanhada por um médico, mas basicamente depende de medicamentos para o tratamento e uma alimentação mais balanceada”, revela a nutricionista.
Caso os sintomas persistam por muito tempo e o paciente já começa a apresentar uma notável perda de peso, a médica recomenda uma visita rápida ao médico, pois a perda consistente de nutrientes tanto pela evacuação quanto outras formas, pode prejudicar todo o corpo humano.
Foto Destaque: Pessoa lavando uma parte do frango/ Reprodução: R7 FOLHA VITÓRIA