Hoje (19) ocorre o encerramento dos cortejos em condolências à Família Real devido ao falecimento de Elizabeth II. O evento está sendo realizado no Centro de Londres. E conta com um grandioso esquema para manter a celebração de acordo com as tradições da monarquia britânica.
Caixão da rainha Elizabeth acompanhado de um globo religioso, seu cetro, sua coroa sobre uma almofada e um buquê (Foto: Alkis Konstantinidis/Pool/REUTERS)
O cerimonial já passou pelo Westminster Hall, depois pela Abadia de Westminster e, ao chegar no Arco de Wellington, a procissão foi encerrada. Neste ponto, o caixão real foi transferido para um veículo que o levará até o Castelo de Windstor.
O funeral possui um sistema de segurança contemplado por figuras das forças armadas e milhares de policiais. Além do corpo de segurança, membros da Família Real, funcionários próximos e figuras de relevância britânica acompanham o caixão.
O funeral de Estado da Rainha Elizabeth II passa por procissão de 2,5 km até a chegada do enterro e despedida definitiva do corpo real. Durante a celebração, o Big Ben toca a cada minuto.
A cerimônia, que é a maior operação de segurança da história do Reino Unido, também conta com a presença de líderes de diversas nações. O presidente Joe Biden, Jair Bolsonaro, Emmanuel Macron e outros chefes de Estado e Governo também marcaram presença no evento.
Bilhete em buquê de flores deixado pelo rei Charles III. (Foto: Hannah McKay/Pool/REUTERS)
Em buquê de flores presente no cortejo monárquico, foi deixado um bilhete escrito pelo filho de Elizabeth II, atual rei do Reino Unido. No cartão, Charles III escreveu a seguinte frase: “In loving and devoted memory. Charles”; o mesmo se traduz como “Em memória amorosa e venerada. Charles”.
Operação London Bridge
A “Operação London Bridge”, teve determinações da monarca, que chefiou o Reino Unido por 70 anos, 7 meses e 2 dias. Elizabeth II e membros da Família Real há tempos vêm se preparando para a homenagem póstuma e para a coroação do atual Rei britânico Charles III.
A escolha de músicas e demais simbolismos foram organizadas de acordo com as opiniões da Rainha Elizabeth, que morreu aos 96 anos, em 8 de setembro de 2022. Além disso, o caixão da monarca será sepultado no Castelo de Winsdtor, ao lado dos túmulos de seu marido Príncipe Philip e irmã Princesa Margaret.
Foto Destque: População europeia e líderes mundiais se despedem de Elizabeth II. Reprodução/Folha PE