Após o clássico entre Real Madrid e Atlético de Madrid neste domingo (18), o popular programa da televisão espanhola, El Chiringuito, pediu desculpas ao brasileiro Vinicius Júnior pelas falas proferidas pelo empresário Pedro Bravo. No entanto, o pedido foi acompanhado de uma declaração alegando não ter ocorrido racismo e que, durante a tradução, a expressão dita foi mal interpretada.
A declaração surge após as palavras “hacer el mono” repercutirem mundialmente e levantarem o questionamento se Pedro Bravo estava sendo racista com o atleta negro do Real Madrid. Aliado a isso, nas redes sociais um movimento em apoio ao jogador foi criado, #BailaViniJr. A hashtag chegou aos tópicos em alta do Twitter, e contou com a colaboração de jogadores da Seleção Brasileira -como Neymar, Gabriel Jesus e Raphinha- , além de empresas ao redor do mundo, EA Sports, contribuindo com o movimento.
O pronunciamento
No programa El Chiringuito, o apresentador Josep Pedrerol leu um texto falando sobre a expressão espanhola, que causou polêmica sobre o racismo presente, ou não, no show televisivo. “Quero deixar um recado para todos os brasileiros. A expressão ‘brincar de macaco’ na Espanha é fazer papel de bobo. Não é racista. Mas na tradução foi mal interpretada. Um forte abraço e continue a dança.”, disse o jornalista espanhol.
Corroborando com o texto lido, o perfil no Twitter do programa fez uma postagem com os dizeres: “A expressão de Pedro Bravo é infeliz e se alguém coloca nas redes sociais pode ser mal interpretada”. E reforçou sua posição contra o racismo: “Chiringuito TV não é racista”.
Vini Jr e Rodrygo dançando no clássico contra o Atlético de Madrid. (Foto. Reprodução/Instagram)
O clássico
A declaração do empresário Pedro Bravo surgiu na sequência de uma fala do atleta Koke, capitão do Atlético de Madrid, sobre as dança presentes nas comemorações de Vinicius Júnior. Questionado, o meia havia alertado sobre a possibilidade de ter confusão no Wanda Metropolitano após uma dança do brasileiro. A partir disso, o empresário se pronunciou e gerou polêmica em cima das danças do jogador da Seleção Brasileira.
Como resposta a confusão, no clássico vencido pelo Real Madrid por 2 a 1, Vini Jr. comemorou o gol de Rodrygo dançando ao lado do companheiro e em frente a torcida do Atlético.
Foto destaque: Vini Jr comemorando o seu gol. Foto. Reprodução/Instagram.