Botafogo tem classificação histórica na Libertadores e mostra força para ser o campeão

Nos pênaltis, Botafogo vence o São Paulo e avança às semifinais da Copa Libertadores

Camila Crespo Por Camila Crespo
3 min de leitura
BOtafogo garante classificação para as semifinais da Copa Libertadores (Foto: Reprodução/Vítor Silva/Botafogo)

Nesta quarta-feira (25), o Botafogo empatou o jogo das quartas de final da Copa Libertadores contra o São Paulo, porém se classificou nos pênaltis e está nas semifinais do campeonato. O Glorioso fez história alcançando sua melhor campanha no torneio depois de 51 anos. O técnico Artur Jorge, disse aos jogadores que “eles são os responsáveis por esses grandes feitos“.

Histórico nas semifinais

O Botafogo havia chegado nas semifinais da Libertadores apenas duas vezes em sua história, sendo a primeira em 1963, a estreia do clube no campeonato. O time do Alvinegro contava com Nilton Santos, Garrincha e outros grandes nomes, mas não suportaram a semifinal contra o Santos de Pelé, que marcou três gols no primeiro tempo no Maracanã.

A segunda participação do Botafogo nas semifinais foi em 1973, onde se classificou como vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 1972. O Glorioso passou por alguns grandes clubes para chegar à semifinal, que era disputada em formato hexagonal, porém não avançou para a grande final.


Botafogo de 1973
Time do Botafogo na Libertadores de 1973 (Reprodução/O Globo)

“Tivemos oportunidade para fazer mais gols, fizemos um apenas, mas tivemos frieza, serenidade e competência para sermos superiores e estarmos novamente, mais de 50 anos depois, em uma semifinal de uma competição internacional.” – afirmou o técnico do Botafogo.

A trajetória do time

Agora, o Botafogo chega às semifinais com a força de um time preparado para ser o grande campeão. Durante a competição, o clube carioca se classificou em segundo lugar na fase de grupos e eliminou os tricampeões Palmeiras e São Paulo nas oitavas e nas quartas de final. Além das grandes atuações na Libertadores, o clube lidera o Campeonato Brasileiro com 56 pontos.

“Fomos melhores do que o adversário nos dois jogos e, portanto, me parece extremamente merecido e justo aquilo que conseguimos hoje aqui de superar esse adversário, que também é um adversário poderosíssimo, muito bom” – disse Artur Jorge após o jogo.

O Botafogo aguarda o resultado do jogo entre Flamengo e Peñarol para descobrir o seu próximo adversário na semifinal da Copa Libertadores. O jogo acontecerá nesta quinta (26), às 19h (de Brasília).