Julgamento que pode anular duelo entre São Paulo e Fluminense é adiado pelo STJD

Auditoria do STJD pediu vistas para analisar melhor o caso

Ana Gomez Por Ana Gomez
3 min de leitura
Foto destaque: São Paulo quer que o jogo seja anulado (reprodução/Jorge Rodrigues/AGIF)

Na última quinta-feira (26), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) adiou o julgamento que analisa o pedido do São Paulo para anulação do jogo com o Fluminense, que foi disputada no dia 1º de setembro, pela 25ª rodada do Brasileirão, no Maracanã. A auditora Antonieta Pinto pediu vista para avaliar melhor o caso. Com isso, o julgamento foi adiado para a próxima sessão, que ainda não tem data.

Pedido do São Paulo

O time paulista ingressou com o processo pedindo a anulação do jogo contra o Fluminense por considerar que o árbitro Paulo César Zanovelli descumpriu uma regra da partida no lance em que Kauã Elias marcou o gol da equipe carioca. O São Paulo ainda afirma que aconteceu um “erro de direito”, o que abre brecha para a anulação e remarcação do jogo.

Com isso, o clube quer o não reconhecimento do resultado da partida, anulação devido a um erro de direito, remarcação do embate nos mesmos moldes, com exceção da equipe de arbitragem, e afastamento de Paulo César Zanovelli da Silva de futuros jogos do São Paulo.


torcida do São Paulo
torcida do São Paulo (Foto: reprodução/Instagram/@saopaulofc)

 Posicionamento do Fluminense

O time carioca argumenta que a falta foi para o próprio time e que essa ação não resultou em uma vantagem, uma vez que se a bola não parasse, Thiago Silva poderia ter tomado uma ação mais rápida e conseguiria uma vantagem maior. Ainda é destacado o atraso para entrar com o pedido e um possível benefício para o infrator.

O caso polêmico

O lance em questão acontece no primeiro gol, que foi marcado por Kauã Elias. Aos 31 minutos do primeiro tempo, na origem da jogada, o juiz teria dado vantagem em falta de Thiago Santo em Calleri. Logo depois, Thiago Silva pega a bola com a mão para cobrar rapidamente a suposta infração.

Ao iniciar a comunicação com o VAR, o árbitro afirma ter mandado o jogo seguir, porém, ao se deparar com o lance, Zanovelli se contradiz, fator que fez com que o STJD aceitasse a notícia de infração impetrada pelo São Paulo.

O Fluminense venceu o jogo por 2 a 0. Nos acréscimos, Keno marcou o segundo gol.

Por Ana Gomez
Escrevo para a editoria de esportes e reviso os textos