Depois da morte da rainha Elizabeth II no dia 8 de setembro, e a coroação de Charles, era esperado que os filhos do príncipe Harry e Meghan Markle herdassem os títulos de príncipe e princesa de Gales. Porém, até o momento, Archie Harrison, de 3 anos, e Lilibet Diana, de 1, não receberam a mudança de títulos no site da família real.
Os dois continuam sendo chamados por “Mestre” e “Senhorita”, o que segundo a People, não deveria acontecer. De acordo com uma regra estabelecida pelo rei George V em 1917, os netos de um monarca podem se tornar príncipes ou princesas: “… os netos dos filhos de qualquer soberano na linha masculina direta (exceto apenas o filho vivo mais velho do filho mais velho do príncipe de Gales) terá e desfrutará em todas as ocasiões o estilo e título usufruídos pelos filhos dos duques destes nossos reinos.”
Rei Charles III na companhia dos filhos, príncipes William e Harry (Foto: Reprodução/Getty Images)
Um porta-voz da família real afirmou que nada seria decidido durante o período de luto, que dura por uma semana após o funeral. A decisão então estaria nas mãos do rei Charles III, o único que pode mudar a regra.
Outra fonte chegou a dizer que é muito improvável que haja uma mudança na regra: “Archie quase certamente se tornará um príncipe um dia. Charles não vai negar seu neto, então é altamente improvável que ele mude as regras para impedir que isso aconteça.”
Harry e Meghan, estão casados desde maio de 2018, quando se tornaram Duque e Duquesa de Sussex, porém os dois renunciaram seus cargos na família real em 2021, quando se mudaram para os Estados Unidos.
Na entrevista concedida à Oprah Winfrey no mesmo ano, além de denunciar a preocupação que um membro da família real manifestou sobre quão escura seria a cor do bebê, a atriz ainda afirmou que boatos sobre os títulos já aconteciam.
“Eles estavam dizendo que não queriam que ele fosse um príncipe ou princesa, o que seria diferente do protocolo, e que ele não receberia segurança. Isso continuou nos últimos meses de nossa gravidez”, revelou Meghan.
De acordo com o site Daily Mail, mesmo após esses dias a relação de Harry e Meghan com a família real continua tensa. Segundo a jornalista Gayle King, o casal não conseguiu firmar “um acordo de paz” com o rei Charles III e o príncipe William.
Foto Destaque: Harry e Meghan com os filhos. Reprodução/Alexi Lumbomirski/Quem