A cerimônia para a entrega da Bola de Ouro já tem data prevista para o dia 17 de outubro, porém uma outra categoria será celebrada no dia, a entrega do “Prêmio Sócrates”, que será entregue para os futebolistas envolvidos com projetos sociais e ações beneficentes. A France Football, organizadora do evento, comentou sobre a nova ação.
“O Prêmio Sócrates permitirá identificar as melhores ações solidárias realizadas por campeões e campeãs comprometidos”
O nome de Sócrates foi escolhido principalmente pela luta do ex-volante brasileiro com a “Democracia Corinthiana”, que ocorreu na década de 1980, quando o país vivia uma ditadura militar. Uma das principais bandeiras do movimento era o fim do regime. Na época, o Corinthians cedeu voto para seus jogadores e funcionários para todas as decisões do clube. Atletas como Wladimir, Casagrande e Zenon também foram integrantes da organização.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>The <a href=”https://twitter.com/lequipe?ref_src=twsrc%5Etfw”>@lequipe</a> group is partnering with <a href=”https://twitter.com/peaceandsport?ref_src=twsrc%5Etfw”>@peaceandsport</a> for the creation of a societal award as part of the Ballon d'Or ceremony: the Socrates Award<a href=”https://twitter.com/hashtag/ballondor?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#ballondor</a> <a href=”https://t.co/Q4PbtTAvSD”>pic.twitter.com/Q4PbtTAvSD</a></p>— Ballon d'Or #ballondor (@francefootball) <a href=”https://twitter.com/francefootball/status/1572466805125574656?ref_src=twsrc%5Etfw”>September 21, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
A France Football anunciou nesta quarta-feira sobre o novo prêmio que será entregue aos atletas (Reprodução/Twitter)
A entrega do novo prêmio acontecerá com uma decisão de um júri, que terá a presença de Raí, irmão mais novo de Sócrates, ídolo do São Paulo e PSG, e campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1994. O restante da bancada será formado pelos organizadores da “Peace and Sport”, que tem por objetivo a pacificação por meio dos esportes e também por organizadores da France Football.
“Sócrates sempre acreditou no poder de mobilização e da transformação por meio do esporte, para tornar a sociedade mais igualitária. Ele demonstrou isso como jogador com seu combate pela redemocratização do Brasil durante a experiência revolucionária da democracia corintiana. Onze anos após sua morte, ele continua sendo o símbolo do campeão comprometido com um mundo mais justo” – comentou Raí, irmão mais novo do falecido jogador
Além do “Prêmio Sócrates”, acontecerá também a celebração do “Prêmio Gerd Muller”, que será entregue para o artilheiro do ano. Muller foi vencedor da Bola de Ouro no ano de 1970.
Foto Destaque: A realização da cerimônia tem data prevista para o dia 17 de outubro. Reprodução/Instagram.