Os homens que gostam de vestir camisa de time para todas as ocasiões não precisam mais se preocupar: antes eles eram criticados, especialmente pelas parceiras bem vestidas, mas agora a peça se tornaram um fenômeno, parte de uma trend denominada blokecore, que ganha ainda mais força em ano de Copa do Mundo, com as camisas da seleção brasileira esgotadas em pouco tempo.
O jovem americanoi Brandon Huntley foi um dos pioneiros da nova tendência, no app TikTok. Ele trabalha em um brechó, e posta vídeos com os looks que usa, que recentemente são compostos do injustiçado uniforme e calças jeans boca de sino ou com corte reto e azul, bermudas e tênis Adidas surrados com meias a mostra, tudo em uma estética vintage. Essa estética é principalmente utilizada com peças antigas, destacando-se as camisas retrô, da década de 80 e 90, ou como defende Brandon “Para ter a aparência perfeita, é preciso ser um clube do Reino Unido, de preferência um da segunda divisão inglesa ou pior”.
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Influenciador com coleção de camisas de time ( Vídeo: Reprodução/TikTok)
O blokecore já é um estilo consolidado, que ganhou força com a alta do sportswear dos últimos anos e com a Copa do Mundo no fim do ano, e já contem milhares de adeptos no TikTok e outras redes sociais, principalmente homens. A palavra bloke é uma gíria em inglês, que pode ser traduzida para mano, em português ou bro no inglês americano, e com o blokecore, a ideia é utilizar o que um homem médio utilizaria para assistir a uma partida de futebol, jogar futebol ou simplesmente ir para outros lugares, conta Brandon
Apesar de ter se tornado viral nas redes sociais apenas recentemente, é possível dizer que tal estética existe há muito tempo, pois a Balenciaga lançou uma camisa da marca como uma camisa de time, com a logo figurando no lugar de brasão, em 2020. Até mesmo antes disso, a marca italiana Versace também lançou uma camisa branca com a casa de moda como time em 2014.
Foto Destaque: Peças do blokecore. Reprodução/Twitter