Programado para julho, o grande lançamento da Boca Rosa Beauty, tão fermentado nas redes sociais, teve que ser rapidamente adiado. Depois de chuveirada congelante de muitas críticas ao seu pré-lançamento, Bianca Andrade optou por recalcular a rota, ouvir as opiniões de sua comunidade e seguir com alterações para cumprir o objetivo de lançar oficialmente sua marca de beleza independente. Depois de quatro meses de muitos testes, reprogramações e uma crescente expectativa, agora, dia 17 de outubro, chegará ao mercado os novos produtos.
Sticks de pele e o mal funcionamento
Um saldo de 61 mil de itens vendidos na pré-venda em apenas quatro horas gerou um sentimento de trabalho bem feito em todos os que acompanharam a empreitada de Bianca após meses de extremo barulho para os seus mais de vinte milhões de seguidores. Porém, dias depois, o castelo dos sonhos se desmorona diante dos olhos da influenciadora: a opressiva quantidade de comentários sobre dois produtos, o Stick de pele e o Stick de cor, e suas composições precárias na embalagem.
A tela inicial do YouTube semanas após o sucesso de vendas estava dominada por vídeos de reviews dos produtos Boca Rosa. As principais críticas – provindas tanto de experts da beleza, quanto de aspirantes público geral – se baseiam principalmente no mau funcionamento das embalagens. A bala do bastão de blush, que impulsiona a saída para uso do produto, travava e quebrava constantemente, enquanto com a base vazava pelas laterais. Em entrevista para a Vogue, Bianca relembrou: “Foi uma porrada. Não vou dizer que foi a pior situação que já vivi na minha vida, mas foi um momento muito difícil. Eu já estava sem dormir por conta da ansiedade do pré-lançamento e, quando tudo aconteceu, veio um balde de água fria.”.
A influenciadora e empresária teve que agir rápido para acalmar a crise e preferiu parar completamente a produção e distribuição dos produtos. Bianca também se manteve firme em sua lealdade ao seu público e não concordou quando terceiros a aconselharam a “deixar passar”, com a consciência de que poderia reconquistar a confiança do mercado se escutasse os feedbacks negativos e trabalhasse na melhora.
Nova fórmula, preferências antigas
O hiato nas vendas foi declarado e Bianca Andrade, com sua equipe de desenvolvimento, se colocaram a solucionar o quebra cabeça. A base lançada tinha característica mais emoliente, exatamente pensada para ficar mais agradável na pele, por isso o vazamento na borda. A solução foi uma mudança de envase, onde a substância é moldada para depois ser repousada no recipiente, tudo pensado para não ser necessária nenhuma alteração em sua fórmula.
A situação do Stick de cor fez a empresária, segundo relato, confiar mais em seus instintos: “É engraçado, eu estou trocando a embalagem pela que eu queria desde o início. Na época que escolhemos o primeiro modelo, eu cheguei a falar com algumas pessoas do time que achava que não iria funcionar. Às vezes a gente abre mão de seguir a nossa intuição e aprende na marra.”. A mudança veio no acionamento do produto, onde recaia as críticas, mas não foi divulgada ainda sua nova versão de embalagem, por isso, o blush em bastão não estará disponível para compra no primeiro lançamento da linha.
Bianca Andrade é um dos grandes nomes da indústria de beleza nacional, desde sua colaboração com a Payot, que começou em 2018 e se propagou com muito sucesso até o final de 2023. Mas a agilidade de mudança e formas de pensamentos que a situação de seu pré-lançamento necessitou, só é viabilizada por agora, a marca Boca Rosa, ser independente. Durante o bate-papo, Bianca reconheceu que apesar do gosto amargo da situação, foi algo necessário para seu crescimento como empresária aprender a reconhecer o que é e não é negociável.