Parceria entre The Weeknd e Anitta estreia direto no TOP 10 do Spotify Global

Fruto da parceria entre The Weeknd e Anitta se torna a maior estreia de funk na plataforma

Helene Ferreira Por Helene Ferreira
3 min de leitura
Foto destaque: Anitta no Spotify Celebrates Latin Music (Reprodução/ Isaac Brekken/ Getty Images Embed)

A dupla Anitta e The Weeknd conquistou a maior estreia de um funk no Spotify nesta sexta-feira (01). A faixa “São Paulo”, lançada por eles na véspera, alcançou a 10ª posição na playlist Spotify Global, que é atualizada diariamente. A parceria entre os artistas representa um impulso significativo para a visibilidade do funk brasileiro no cenário musical global, o que traz diversos benefícios para a cultura local.

“São Paulo” é uma das faixas que integram o disco “Hurry Up Tomorrow”, apresentado em primeira mão no Brasil durante um show de Abel no estádio MorumBIS, em setembro. Cerca de 4,86 milhões de reproduções foram calculadas. Na divulgação da música, Anitta protagoniza em um videoclipe misterioso, no clima do Halloween, uma gravidez paranormal.


The Weeknd se apresenta no palco durante a ‘After Hours Til Dawn Tour’ no MorumBIS (Foto: reprodução/ Wagner Meier/ Getty Images Embed)


Alcance internacional

A colaboração com um artista de alcance internacional como The Weeknd amplia o público do funk e atrai ouvintes de diferentes países, gerando uma troca cultural onde o gênero é explorado e reconhecido em novas plataformas e contextos diversos. Esse tipo de projeção pode fortalecer a originalidade do funk como uma expressão cultural autêntica, quebrando preconceitos e desmistificando a relação da juventude periférica com o funk, que é multifacetada, visto que o gênero musical funciona como uma forma de expressão, resistência, e pertencimento para muitos jovens que vivem nas periferias brasileiras.

O reconhecimento de Anitta

Anitta é conhecida por misturar o funk com outros estilos, como o pop e o reggaeton, o que torna o gênero mais acessível e versátil, permitindo que ele chegue a novos públicos sem perder suas raízes. Esse processo de hibridização mantém o funk conectado às suas origens, mas ao mesmo tempo o adapta a um mercado mais amplo, gerando um impacto positivo tanto na recepção internacional quanto na valorização interna do gênero.

A cantora foi a primeira brasileira a se apresentar no palco principal do Coachella, um dos festivais mais importantes do mundo, em 2022. Esse evento a colocou ao lado de artistas de renome mundial e marcou um feito histórico para o funk e a música brasileira, ampliando ainda mais sua visibilidade e a do gênero. Na ocasião, a Billboard afirmou que Anitta manteve suas raízes e trouxe para os holofotes a cultura brasileira. Além disso, a artista vem marcando presença em premiações internacionais.

Comunicóloga, jornalista e estudante de Letras.