Confira os melhores truques de maquiagem para apostar na tendência futurista

Estética metalizada do cyberpunk parte do cinema para beleza das principais semanas de moda

Bianca P. Athaide Por Bianca P. Athaide
4 min de leitura
Foto destaque: Como fazer make cyberpunk (Reprodução/Blog Océane)

A mais nova tendência do mundo da maquiagem emergiu diretamente do fenômeno do cinema dos anos 90 e abalou o nicho de beauty nas redes sociais, explorando visuais inesperados, a estética cyberpunk traz o futurismo das telas para as principais premiações e semanas de moda do calendário internacional.


Florence Pugh desfila make prateada na premiere de “Duna: parte dois” (Foto: reprodução/Dia Dipasupil/Getty Images Embed)


Fatores já conhecidos pelo público previamente, com as sombras de coloração prateada, muito famosas nos anos 2000, voltam a lista de desejo para abordar essa estética tecnológica. Para sair do óbvio e se aprofundar no universo das makes artísticas, muitos apostam em brilhos holográficos e desenhos orgânicos, como forma de destacar o anormal na hora de maquiar. 

A influência do cinema nesta nova onda é extremamente forte. Lançamentos como Duna 2 – retratação de uma distopia utópica, criando uma grande história de ficção, amor e vingança – fortalecem a tendência, principalmente quando suas principais estrelas, as atrizes Zendaya e Florence Pugh, desfilam pelos tapetes vermelhos com makes super metalizadas.


Zendaya desfila make prateada na premiere de “Duna: parte dois” (Foto: reprodução/Han Myung-Gu/Getty Images Embed)


Para além do domínio da sétima arte, a make futurista também já chegou às passarelas, inclusive em terras brasileiras. Para sair um pouco do óbvio e brincar com o gosto do público, na edição de número 58 da São Paulo Fashion Week, marcas como Martins e Dario Mittmann negaram a tradicional make fresh e bronzeada do cenário de moda brasileiro, se jogaram no cyberpunk.


Beleza para o desfile da Martins no SPFW N58 (Foto: reprodução/Gabriel Cappelletti/@agfotosite)

Com referências do movimento hippie dos anos 70 em combinação com traços do filme de ficção “Matrix”, a beleza do desfile da Martins chamou atenção por seu caráter holográfico. Então, se você gostou dessa estética, aqui vão algumas dicas de como embarcar nesta nova onda.

Metalizado

Tentando não dizer o óbvio, mas se seu intuito é produzir uma make futurista, não pode faltar em sua necessaire itens metalizados, principalmente da cor prata. Produtos bem pigmentados e com acabamento pesado podem ser a chave para criar o look desejado. 


Beleza para Maison Margiela SS16  (Foto: reprodução/Virginie Khateeb/@agfotosite)

Para fugir de materiais densos, uma ótima opção é o uso de glitters e delineadores metálicos.

Pele iluminada

Uma boa base para dar o pontapé na sua make cyberpunk é investir em uma pele super iluminada, iniciando com bases que deem um bom acabamento natural, para dar mais destaque aos detalhes coloridos.


Pele iluminada  (Foto: reprodução/Pinterest/@barbaraalexander)

O principal truque fica com o iluminador com fundo holográfico e no gloss, com efeito, molhado.

Tons frios

Para remeter a sensação de temperaturas geladas dos metais, uma boa dica é apostar em tons frios para sua make.


Make em tons frios  (Foto: reprodução/Pinterest/@rebbecamendez)

A aposta em sombras que variam na cartela de cor entre prata, cinza e azul são o caminho para garantir o look desejado.

Fuja do óbvio

E, para finalizar, mas talvez a dica mais importante: fuja do óbvio. A make futurista pede novas ideias, traços tecnológicos e experimentação com visuais diferentes.


Make cyberpunk  (Foto: reprodução/Instagram/@f.bermann)

Desenhos, traçados em formatos orgânicos e variados e sobrancelhas descoloridas elevam a estética cyberpunk para um patamar mais audacioso e fora dos padrões.