Eletrônicos estão no topo das preferências de compra para Black Friday

Produtos eletrônicos são a escolha preferencial de consumidores que planejam fazer compras na Black Friday 2024

Helene Ferreira Por Helene Ferreira
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Foto destaque: comércio se prepara para Black Friday (Reprodução/ NurPhoto/ Getty Images Embed)

Muitos consumidores aguardam ansiosamente o dia 29 deste mês, que em sua maioria, colocaram produtos eletrônicos como prioridade. Cerca de 58,12% do total das intenções de compra estão direcionadas a equipamentos de tecnologia. A lista é dividida entre televisores, celulares, eletrodomésticos e computadores.

Algumas lojas já começaram as ofertas em um período conhecido como “Black November”, estendendo os descontos para todo o mês de novembro, o que reforça a antecipação dos consumidores pelas promoções. 

Black November

A “Black November” amplia as tradicionais ofertas da Black Friday para um período de promoções ao longo de todo o mês de novembro, o que traz vantagens tanto para os lojistas quanto para os consumidores. Para o varejo, essa extensão facilita a distribuição das vendas, evitando sobrecarga logística e melhorando o gerenciamento de estoque, já que os clientes não se concentram em um único dia para aproveitar os descontos. 

Compras por meios digitais

Foi constatado que 70% dos consumidores planejam realizar suas compras de Black Friday por meios digitais. Entre esses, 48,65% optam por websites, 19,7% por dispositivos móveis e 2,57% pela televisão. Os outros 29,08% pretendem comprar em lojas físicas.


Sete em cada dez consumidores planejam realizar compras por meios digitais na Black Friday (Foto: reprodução/Delmaine Donson/ Getty Images Embed)


Essa pesquisa, conduzida pela plataforma de tecnologia Zedia, integrada ao sinal de diversas emissoras de TV no Brasil, analisou também quais produtos devem ter maior procura e os principais atrativos que chamam a atenção dos consumidores.

A preferência por compras online na Black Friday e em outras datas promocionais tem crescido devido a várias razões que envolvem conveniência, variedade e segurança.

Muitas lojas online oferecem descontos exclusivos para quem compra através de seus sites ou aplicativos, ou mesmo promoções personalizadas, o que incentiva o consumidor a migrar para o meio digital. Esse canal permite também a personalização de ofertas com base no histórico de navegação e preferências de compra, aumentando a probabilidade de conversão.

Além disso, o meio digital oferece acesso a uma variedade de produtos que as lojas físicas muitas vezes não conseguem manter em estoque. Além disso, o consumidor pode comparar rapidamente diferentes opções de preços, modelos e características, facilitando a tomada de decisão e tornando o processo de compra mais eficiente e informativo.

Comunicóloga, jornalista e estudante de Letras.