Na noite da última terça-feira (26), Palmeiras e Botafogo se enfrentaram em duelo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, valendo a liderança na reta final. Na última rodada, a 35ª, o Palmeiras havia ultrapassado o Botafogo, assim como em 2023, quando os cariocas perderam o título com uma larga vantagem durante todo o campeonato. O roteiro dizia que o Botafogo novamente perderia a taça, para o mesmo rival, na mesma rodada, com empates em casa, gols perdidos, porém, vencer o Palmeiras dentro do Allianz Parque, por 3×1, demonstra que os acontecimentos de 2023, realmente ficaram para trás.
Palmeiras 1 x 3 Botafogo (Vídeo: reprodução/ Youtube/ Metrópoles)
O jogo da temporada
O maior jogo da temporada do futebol brasileiro gerou muita expectativa durante as últimas semanas, principalmente pela ultrapassagem do Palmeiras, assumindo a liderança após o Botafogo empatar 3 partidas consecutivas.
Mas quem iria levar o grande confronto? A resiliência e o “pacto” do Palmeiras de Abel, mesmo com o futebol pouco inspirado, conquistando vitórias pela magia de Estêvão e de Raphael Veiga, ou o Botafogo de Artur Jorge, que joga o melhor futebol do país, mas carrega uma grande pressão pela temporada passada, que muitos do elenco atual nem estavam presentes?
O jogo começou tenso, como o esperado, com o Palmeiras martelando, pressionando, com gols perdidos por Rony e Gomez, enquanto o Botafogo tentava através da bola longa. Até que em uma sequência de dois escanteios, com uma jogada ensaiada, Gregore abre o placar. Detalhe: Gregore disse após o jogo que estava no lugar errado, pensando que era outra jogada, mas mesmo assim, 1×0 Botafogo.
O primeiro tempo terminou e com o apoio do Allianz Parque, se esperava que po Palmeiras se atirasse ao ataque no segundo tempo, com a entrada de Flaco Lopez, aumentando o poder da bola aérea. Com lance incrível perdido pelo camisa 42, o Botafogo administrava o jogo e cozinhava a partida, até que Marcos Rocha é expulso em lance infantil, abrindo completamente o campo para o Glorioso tabelar e abrir mais dois gols de vantagem, com Savarino e Adryelson, o gol da redenção de um cara que foi protagonista, de forma ruim, na virada histórica de 2023.
O Palmeiras ainda diminuiu com Richard Rios, mas já era tarde. Com gritos de “Burro” para Abel e cantos de protesto para a diretoria e jogadores, o Alviverde foi derrotado por 3×1 em casa, mas ainda tem chances reais de título, mesmo não dependendo de si mesmo.
Próximos jogos
O Botafogo enfrentará o Internacional, no Beira-Rio, que não perde há 16 jogos na temporada, vivendo talvez o melhor momento do futebol brasileiro. Depois, enfrenta o São Paulo na última rodada, precisando somar pelo menos 4 pontos nos dois últimos jogos do Brasileirão para se sagrar campeão.
O Palmeiras, precisando vencer os dois confrontos, enfrenta Cruzeiro e Fluminense, no Mineirão e no Allianz Parque, respectivamente.