A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo varejo e pelos consumidores, mas este ano também trouxe problemáticas significativas. O Procon do Estado de São Paulo, registrou cerca de 2.016 reclamações durante o período de ofertas da black friday 2024. Entre as principais queixa, os consumidores destacam falhas no atendimento ao público e insatisfações em relação às condutas comerciais.
Principais reclamações registradas pelo Procon-SP
O Procon do estado de São Paulo registrou diversas queixas durante o período de ofertas da Black Friday. Dentre elas, estão o atraso ou a não entrega de produtos, principais pontos de insatisfação dos clientes, representando 25% do total de reclamações registradas no estado. Outro ponto apresentado pelos consumidores foram pedidos cancelados após a efetivação da compra e propagandas enganosas. Essas situações geram frustração e comprometem a confiança dos clientes, tanto no comércio online, quanto no físico.
Impactos no Consumo e na Credibilidade do varejo
Neste ano de 2024, o número de reclamações relacionadas ao comércio e às promoções da Black Friday, aumentou consideravelmente em relação ao ano passado e anos anteriores, refletindo um aumento das compras e também das exigências do público. As empresas enfrentam desafios como logística e cumprimento das promessas ofertadas.
O crescimento das vendas é bom para o varejo, mas a falta de atenção na hora de promover ofertas pode colocar em risco a credibilidade das marcas diante das queixas dos consumidores, ficando claro que as empresas precisam ter cuidado ao realizar as vendas e propagandas. É importante que as promoções sejam realizadas de forma transparente, utilizando de práticas eficazes para atender e satisfazer a clientela.