Neste domingo (11), Inglaterra e Itália duelam no Estádio de Wembley, às 16h (horário de Brasília). A partida decidirá quem será o grande campeão da 16° edição da Eurocopa. A seleção italiana vai em busca do seu bicampeonato na competição, enquanto a seleção inglesa jogará a primeira final em sua história.
Jogadores da Inglaterra comemoram gol na semifinal da Eurocopa. Reprodução/ Getty Images
Inglaterra
A Inglaterra, liderada pelas estrelas da Premier League, passou na primeira colocação do grupo D, que tinha ainda Croácia, República Tcheca e Escócia. A seleção Inglesa teve um repertório de 2 vitórias e 1 empate, marcando 2 gols e sem ter sofrido nenhum gol nas 3 partidas, porém sem encantar, sem mostrar o futebol que a equipe poderia oferecer. Nas oitavas de finais, o adversário foi logo de cara a forte e sempre favorita, seleção Alemã, com Neuer, Kroos, Muller e companhia, mas nem a Alemanha com um time mais experiente foi capaz de parar a Inglaterra, que venceu o jogo por 2×0 com gols das suas principais estrelas, Raheem Sterling e Harry Kane. Nas quartas de finais, a vez foi de enfrentar a seleção ucraniana que surpreendeu ao passar para fase das quartas de finais, e sem nenhum problema, a Inglaterra fez o que quis e ganhou de 4×0, mandado para casa a Ucrânia. Faltava um passo para a tão sonhada final e o adversário da semifinal final foi a boa seleção da Dinamarca que mesmo sem Eriksen, seu principal jogador, chegou firme e forte para surpreender a Europa. O jogo foi duro, os dinamarqueses saíram na frente, mas a Inglaterra empatou com um gol contra do zagueiro dinamarques, Kjær. Jogo para prorrogação, aos 11 minutos do primeiro tempo, Sterling é derrubado na área, em um lance polêmico, o juiz marca o pênalti e Kane marca o gol da classificação, 2×1 Inglaterra. Desde 1966 sem jogar uma decisão, a Inglaterra voltou a jogar uma final e de cara será a primeira final de Eurocopa da história da seleção.
Jogadores da Itália comemoram gol contra a Áustria, pelas oitavas de final da Eurocopa. Reprodução/POOL/AFP via Getty Images
Itália
A renovada seleção italiana passou na primeira colocação do grupo A, que contava também com Turquia, Suíça e País de Gales. O repertório da Itália foram 3 vitórias, nenhum gol sofrido e um futebol que mostrava para que a seleção estava vindo na competição. Vem as oitavas de finais e o adversário foi a Áustria, que pela primeira vez chegava a fase mata-mata, e foi um jogaço, com a Itália vencendo por 2×1, sendo os 3 gols feitos na prorrogação, se igualando a o recorde de gols em prorrogação da competição. Na tão temida quartas de finais, fase onde a seleção italiana havia caído nas últimas duas Eurocopas, foi a vez de enfrentar a poderosa seleção da Bélgica de Kevin De Bruyne e Romelu Lukaku. Jogo coletivo da Itália sobressaiu, Donnarumma catando pênalti, partidaça de Lorenzo Insigne e vitória de 2×1 para cima dos belgas. Faltando pouco para chegar na sonhada final em Wembley, faltava passar pela seleção da Espanha, que assim como a Itália está em estágio de renovação. Jogo muito estudo, mas com domínio das ações dos espanhóis, mas o jogo terminou 1×1 e a ida para final seria decidida nas penalidades máximas. Donnarumma brilhou pegando o pênalti do autor do gol, Morata e para fechar com um bom tempero brasileiro, Jorginho deslocou o goleiro espanhol e carimbou a ida da seleção italiana à final da Eurocopa.
Estatísticas
Inglaterra – 6 jogos, 5 vitórias, 1 empate, 10 gols pró, 1 gol contra, 53,83% média de posse de bola.
Itália – 6 jogos, 5 vitórias, 1 empate, 11 gols pró, 3 gols contra, 53% média de posse de bola.
Prováveis escalações
LONDON, ENGLAND – JUNE 13: England stand together for the team group photo ahead of the UEFA Euro 2020 Championship Group D match between England and Croatia on June 13, 2021 in London, England. (Photo by Chloe Knott – Danehouse/Getty Images)
Inglaterra – Pickford; Walker, Stones, Maguire, Shaw; Rice, Philipps; Saka, Mount, Sterling; Kane.
Seleção Italiana (Imagino/One Football)
Itália – Donnarumma; Di Lorenzo, Bonucci, Chiellini, Emerson; Barrella, Jorginho, Verratti; Chiesa, Immobile, Insigne.
Onde assistir
Você pode assistir a decisão da Eurocopa na TV aberta pela Globo às 15h45 (horário de Brasília), e em TV fechada pelo SporTV às 15h (horário de Brasília).
(Foto destaque: UEFA Eurocopa 2020 Oficial/@EURO2020)