Caetano Veloso volta a surpreender ao emprestar sua voz à trilha sonora de “Queer”, novo filme de Luca Guadagnino, com estreia no Brasil marcada para 12 de dezembro. O disco com as músicas do longa, lançado nesta sexta-feira (6) nas plataformas digitais, é assinado pelos renomados compositores Trent Reznor e Atticus Ross, já parceiros de Guadagnino em outros trabalhos.
Caetano Veloso e a conexão com o cinema internacional
A faixa de abertura, “Vaster Than Empires”, destaca os vocais do brasileiro e é baseada em um trecho do livro de William Burroughs, obra que inspirou o roteiro do filme. Essa colaboração entre Reznor, Ross e Veloso reforça o caráter global da produção, que promete emocionar o público com sua sensibilidade artística e temática “Queer”.
Caetano está presente em produções de grande prestígio mundial. A canção “Pecado”, do álbum “Fina Estampa” (1994) marcou um momento íntimo entre Zendaya e Mike Faist. Além disso, no longa “Querr”, “Estranha Forma de Vida”, de Pedro Almodóvar, o cantor interpretou um fado de Amália Rodrigues, demonstrando sua versatilidade e conexão com diferentes estilos musicais e culturas.
Trilha sonora aclamada por talentos internacionais
Os consagrados compositores Trent Reznor e Atticus Ross, conhecidos por trabalhos como A Rede Social e Soul, trazem sua assinatura única para a trilha de “Queer”. A inclusão de Caetano Veloso aumenta ainda mais o impacto cultural da obra, evidenciando sua voz para além de gerações e fronteiras. A espera pela estreia promete ser recompensada com uma vivência memorável.
Cena do filme onde o cantor brasileiro Caetano Veloso canta “Queer”(vídeo: reprodução/Instagram/@tinomonetti)
“Vaster Than Empires”, interpretada por Caetano e Reznor, tem uma sonoridade envolvente, com sintetizadores turvos e orquestrações suaves, além de versos inspirados na última página do diário de William S. Burroughs, autor do romance homônimo que originou o filme.