Eleito presidente no último dia 6 de novembro deste ano, Donald Trump se prepara para a sua posse, que ocorrerá no dia 20 de janeiro de 2025. O novo presidente dos EUA já convidou líderes de outros países para a sua posse, entre eles está Xi Jinping. Apesar de não saber se o presidente Chines estará presente, ainda assim ele o inseriu em sua lista de líderes que gostaria que estivessem presentes na cerimônia que ocorrerá no primeiro mês do próximo ano.
Diálogo aberto
Segundo Karoline Leavitt, em entrevista à Fox News, a intenção é que se mantenha um diálogo aberto entre os EUA e os demais países, até mesmo aqueles que não compartilham dos mesmos ideais. De acordo com fontes próximas ao então eleito presidente, os demais líderes que foram convidados para a posse foram Nayib Bukele, o presidente de El Salvador, a primeira-ministra da Armênia Giorgia Meloni, e Javier Milei, o então presidente da Argentina.
Xi Jinping no palácio da Alvorada no dia 20 de novembro durante o evento do G20(foto:reprodução/Evaristo Sa/Getty Images Embed)
Convites
Conforme a CNN, foram feitos vários convites para os líderes, sendo geralmente enviados por terceiros, e não necessariamente do Trump diretamente, muitas vezes o envio vinha do que chamam de canais secundários, ainda como foi divulgado Trump chegou a enviar algumas cartas formalmente para determinados presidentes os chamando para estarem presentes em sua posse, segundo o divulgado pela sua assessoria, ele estaria ansioso para receber os líderes na sua posse.
Eleição
No último dia 6 de novembro, Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos da América, ficando à frente da candidata Kamala Harris com uma grande diferença na eleição que ocorreu em novembro deste ano. Sua posse ocorrerá no dia 20 de janeiro de 2025, e ele retornará ao posto da presidência após ter tido um mandato que ocorreu de 2016 até 2020.
Trump sucederá Joe Biden, que atualmente é o líder americano.