“Ainda Estou Aqui” e Fernanda Torres são indicados ao Satellite Awards 2025

Filme de Walter Salles e atuação de Fernanda Torres levam o Brasil ao Satellite Awards 2025

Raquel Cunha Por Raquel Cunha
3 min de leitura
Foto destaque: a atriz Fernanda Torres (Reprodução/Instagram/@gersonlopes_photographer)

A produção brasileira de Walter Salles, “Ainda Estou Aqui”, foi indicada, na manhã desta segunda-feira (16), ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro do Satellite Awards 2025 pela Academia de Imprensa Internacional e está marcada para ocorrer a premiação no dia 26 de janeiro de 2025. Além do filme, Fernanda Torres também foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz e concorrerá ao lado de grandes nomes da indústria do entretenimento.


Trailer do filme “Ainda Estou Aqui” publicado nas redes sociais (Vídeo: reprodução/Instagram/@sonyclassics)


Produção baseada em fatos reais

A produção cinematográfica “Ainda Estou Aqui” é uma adaptação homônima do livro escrito por Marcelo Rubens Paiva, lançado em 2015, e é baseada em fatos reais da vida de Eunice Paiva, mãe do escritor e dramaturgo, durante a Ditadura Militar. Eunice, interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, busca descobrir o paradeiro de seu marido, Rubens Paiva, um importante político vivido por Selton Mello, que desapareceu após ser capturado pelos militares da época.

A trama de Walter Salles revisita um dos momentos mais sombrios e históricos do Brasil, ocorrido nos anos de 1970, e coloca em evidência não apenas as lutas pessoais de Eunice, mas também o impacto que esse período histórico teve na vida de centenas de mulheres, revisitando questões de perda, resistência, força, esperança e luta por justiça. Além de estarem no mesmo elenco, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretam a mesma personagem, mas em épocas diferentes.

O elenco também conta com Marjorie Estiano, Guilherme Silveira, Olivia Torres, entre outros. Além do filme de ser indicado ao Satellite Awards 2025, Fernanda Torres também foi nomeada à categoria de Melhor Atriz – Drama, concorrendo ao lado de grandes nomes como Saoirse Ronan, Angelina Jolie, Lily-Rose Depp, Nicole Kidman e Tilda Swinton. “Ainda Estou Aqui” é a segunda produção de Walter Salles indicada ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro. Em 1999, seu longa-metragem “Central do Brasil” foi aclamado mundialmente e venceu ao prêmio da mesma categoria indicada ao Oscar.

Prêmio Satellite Awards

Os Prêmios Satellite, entregues pela Academia de Imprensa Internacional (International Press Academy), celebram anualmente os destaques do cinema e da TV. Criados em 1997 como Golden Satellite Awards, os vencedores são revelados em uma cerimônia realizada no Hotel InterContinental, em Los Angeles. Originalmente, as categorias eram separadas entre Comédia ou Musical e Drama, mas desde 2012 foram unificadas. Além de ser considerado uma previsão das premiações do Oscar, o Satellite Awards é considerado uma das mais importantes premiações que antecedem ao prêmio da Academia.