Médicos liberam Lula para retornar a Brasília após tomografia craniana

Presidente realizou exame para verificar sua condição após a cirurgia da semana passada; com a alta médica, Lula já pode retornar a Brasília

Ana Carolina Piragibe Por Ana Carolina Piragibe
2 min de leitura
Foto destaque: Presidente Lula (Reprodução/Ricardo Stuckert/G1)

Na manhã desta quinta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi submetido a uma tomografia craniana que revelou resultados positivos. A equipe médica informou que sua condição de saúde está estável, com a cognição considerada “perfeita”. Esse exame era uma etapa importante do protocolo pós-operatório, realizado para monitorar sua recuperação após a cirurgia da semana anterior.

Com a alta médica confirmada, Lula está agora apto a retornar a Brasília, onde irá retomar suas atividades e compromissos de trabalho. No entanto, ele ainda deverá adiar suas viagens internacionais, que só poderão ser realizadas posteriormente, conforme a evolução de sua recuperação e as recomendações médicas.


Presidente Lula
Presidente Lula (Foto: reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Médico

O exame está melhor até. O estado geral dele é bom, e a equipe médica o liberou para ir a Brasilia no dia de hoje. Ele deve ir mais tarde. A dra. Ana [Helena Germoglio] vai acompanhá-lo em Brasília daqui para a frente nessas próximas semanas, onde vai fazer exames de controle”, explicou o médico.

Ele afirmou que “o hematoma na cabeça já não existe” sendo realizado apenas um “controle tomográfico após a cirurgia”. A única recomendação para a recuperação é evitar exercícios físicos, mas ele pode retomar suas atividades normais, pois a cognição está perfeita. A médica Ana Germoglio informou que o presidente passará o Natal e o Ano Novo em Brasília, e novos exames serão feitos em dez dias.

O que aconteceu

Na semana passada, o ex-presidente petista ficou internado para uma cirurgia de emergência na cabeça, com o objetivo de drenar um sangramento resultante de uma queda que ele havia sofrido no banheiro em outubro. Após o procedimento, Lula recebeu alta do hospital no domingo, dia 15. Desde então, ele se recuperou em sua residência em São Paulo, aguardando a realização de um exame, que estava marcado para esta quinta-feira.