Fluminense inicia movimentações no elenco para 2025

Fluminense está em negociação com Hércules para fortalecer o meio-campo em 2025

Manu Almeida Por Manu Almeida
5 min de leitura
Foto destaque: Kennedy acertou com time do México (reprodução: Marcelo Gonçalves/FFC/GE)

A temporada de 2025 promete ser um período de mudanças significativas no Fluminense, com a confirmação de sete saídas do elenco e negociações já em andamento para a chegada de novos reforços.

O clube carioca está em processo de reformulação para fortalecer sua equipe e enfrentar os desafios que virão, com a renovação sendo uma das prioridades para o próximo ano.

Saídas do elenco

Entre as saídas confirmadas, o volante Gabriel Pires, contratado no início de 2024, não teve o desempenho esperado. Com apenas oito partidas disputadas pelo time, ele acertou sua transferência para o Panserraikos, da Grécia, onde buscará novos desafios.

A negociação foi confirmada recentemente e representa uma das mudanças mais imediatas no elenco tricolor.

Além de Pires, o atacante John Kennedy está prestes a se transferir para o Pachuca, do México. O acordo está em fase final, e o jogador deve se juntar ao time mexicano no início de 2025, após realizar exames médicos.

A saída de Kennedy, que não conseguiu se firmar como titular no Fluminense, faz parte da estratégia de renovação do clube.

Outro jogador que deixa o Fluminense é o lateral-esquerdo Diogo Barbosa. Ele acertou sua ida para o Fortaleza, onde assinou um contrato até dezembro de 2026, com a possibilidade de renovação por mais um ano. Barbosa, que chegou ao Fluminense em 2023, não conseguiu alcançar o nível esperado e, por isso, foi liberado para buscar novas oportunidades.


Diogo Barbosa acertou sua ida ao Fortaleza (Foto: reprodução/Fortaleza/GE)

No gol, o Fluminense também terá mudanças. Felipe Alves, cujo contrato vai até o fim de 2024, não teve seu vínculo renovado e está livre no mercado. O goleiro, que participou de algumas partidas importantes, agora avalia novas propostas, e sua saída representa uma mudança na posição do clube.

Em relação ao ataque, o atacante Marquinhos, que estava emprestado pelo Arsenal, não terá seu vínculo renovado. Ele se transferirá para o Cruzeiro para a próxima temporada, onde terá a oportunidade de ganhar mais minutos em campo. Sua saída, que se junta à de Kennedy, reflete a necessidade de o Fluminense buscar novas opções ofensivas para 2025.

A defesa também passa por modificações, com a saída de Felipe Melo. O zagueiro, cujo contrato expirou, não teve o vínculo renovado e agora está em processo de avaliação de novas propostas. Após uma temporada marcada por altos e baixos, Melo deve seguir em busca de novos desafios no futebol nacional ou internacional.

Por fim, o atacante Jan Lucumí, que estava emprestado pelo Boca Juniors de Cali, retorna ao clube colombiano após o término de seu empréstimo. Sua passagem pelo Fluminense foi breve, e o jogador seguirá sua carreira na Colômbia.

Essas mudanças fazem parte do planejamento do Fluminense para a próxima temporada, quando o clube buscará reforçar seu elenco e manter sua competitividade no futebol brasileiro.

Com a saída de jogadores que não se firmaram, o clube deve focar em novas aquisições e no fortalecimento de suas posições-chave, buscando equilibrar a renovação com a experiência de atletas que possam agregar ao time. 

Reforços para 2025

O Fluminense iniciou sua preparação para a temporada 2025 com a contratação do meio-campista Hércules, do Fortaleza. O clube carioca adquiriu 70% dos direitos econômicos do jogador de 24 anos, que assinará contrato de cinco anos, com o anúncio oficial a ser feito após os exames médicos.

Além de Hércules, o Fluminense também está em negociações avançadas com Paulo Baya, atacante de 25 anos do Goiás, com a possibilidade de um empréstimo vindo do Primavera-SP.

O clube também busca reforçar seu elenco para todas as posições, com negociações em andamento para contratar Lucas Arcanjo, goleiro do Vitória, e jogadores para as laterais, defesa, meio-campo e ataque, com destaque para a busca de dois atacantes de lado e um centroavante.

O elenco se reapresentará em 9 de janeiro para dar início aos trabalhos de preparação para 2025, com os titulares provavelmente estreando na quinta rodada do Campeonato Brasileiro, prevista para o final de janeiro.