A Fórmula 1 sempre foi um esporte que deu alegrias ao Brasil, com Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi campeões da categoria. O último inclusive proporcionou um feito histórico que completa 50 anos hoje, em 12 de janeiro de 1975 estreou no autódromo de Buenos Aires na Argentina, a primeira equipe brasileira com carro FD-01 dirigido por Wilsinho Fittipaldi.
A família Fittipaldi sempre foi apaixonada por automobilismo, e a escolha de Wilsinho para guiar o veículo foi porque seu irmão Emerson era piloto da McLaren na época e não poderia ser vinculado a outra equipe.
Como surgiu a ideia da equipe
Os Fittipaldis já estavam dentro da F1, e o sonho guardado de ter uma equipe inteiramente de brasileiros se intensificou em 1973 quando Emerson e Wilsinho começaram a pensar na ideia, para facilitar a entrada de novos pilotos na categoria já que outros países tinham equipes consolidada como a Ferrari na Itália.
Os irmãos além de pilotos também gostavam de construir carros e trabalhavam em dois karts, o Fitti Vê e o Fitti-Porsche, na época considerado o carro mais rápido. O projeto, porém, só conseguiu sair do papel em 1974 quando eles conseguiram uma parceria com a Copersucar que deu a oportunidade para que pudessem fazer os primeiros testes. Em outubro daquele ano eles lançaram o carro no Salão Negro do Congresso Nacional.
O modelo FD-01 chamou a atenção pelo design escolhido de Ricardo Divila, com o intuito de ser muito deitado e ter uma aerodinâmica fechada.
Desafios para colocar na pista
Mesmo tendo uma parceria os desafios surgiram, na época não era fácil conseguir peças e até mesmo fazer vários testes que deixassem o carro e piloto em perfeita sintonia, a maioria das peças importantes vinham de fora, como conta Christian, filho de Wilsinho, que lembra do pai ao telefone pedindo o motor e a caixa de direção na Inglaterra.
Com a comunicação difícil na época, pois se pagava de 3 a 5 dólares por minuto para fazer qualquer ligação internacional custaria caro, os problemas da demora que atrasaram os prazos e consequentemente a estreia do carro na pista que ainda precisava de ajustes, tanto que terminou sua participação com apenas 12 voltas após bater no guard rail e pegar fogo.