O aclamado longa de Walter Salles, “Ainda Estou Aqui”, recebeu mais um troféu no último domingo (12), na categoria de Melhor Filme Internacional. Desta vez, o Festival de Cinema de Palm Springs honrou o nome da produção brasileira, que ultrapassou 35 concorrentes e conquistou o primeiro lugar como o mais querido da categoria.
Festival de Palm Springs
Na corrida pelo grande prêmio da Academia, o Oscar, “Ainda Estou Aqui” conquistou mais um troféu importante, avaliado por um júri composto por três críticos de cinema de diferentes países. A escolha como o melhor da categoria foi justificada pelo fato de a obra abordar os momentos difíceis da ditadura sob a perspectiva íntima de uma mãe que, além de defender sua família e seus cinco filhos, luta também por sua dignidade. Ainda segundo a justificativa do júri, o filme evidencia a gravidade da violência sem recorrer ao melodrama, e o diretor Walter Salles captura um momento crítico da história com detalhes minuciosos e convincentes.
Sucesso nacional e internacional
“Ainda Estou Aqui” é ambientado nos anos 70, durante o intenso período da Ditadura Militar. Dirigido por Walter Salles, a trama é baseada em fatos reais da vida de Eunice Paiva, mãe de Marcelo Paiva, que lutou para descobrir o paradeiro de seu marido, o político Rubens Paiva, capturado e morto pelos militares da época. Eunice, interpretada por Fernanda Torres, vê sua vida mudar radicalmente, mas nunca perde a esperança de reunir sua família novamente.
O elenco principal conta ainda com Selton Mello e Fernanda Montenegro. Fernanda Torres foi premiada recentemente na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro por sua atuação na trama. O filme já levou mais de 3 milhões de espectadores aos cinemas no Brasil e ao redor do mundo. Agora, a produção aguarda com expectativa as indicações para o grande prêmio da Academia: o Oscar.