Imagina acreditar que está vivendo um romance digno de Hollywood com Brad Pitt, divorciar-se do seu marido milionário e, no final, descobrir que tudo era um golpe? Foi exatamente o que aconteceu com Anne, uma decoradora de interiores francesa de 53 anos, que caiu em um esquema criminoso, que misturava inteligência artificial e perfis falsos, gerando um prejuízo de mais de R$ 5 milhões.
O golpe do falso Brad Pitt começou nas redes sociais
Tudo começou em 2023, quando Anne recebeu uma mensagem no Facebook de um perfil que fingia ser a mãe de Brad Pitt. Pouco tempo depois, o “próprio” Brad entrou em contato, iniciando um relacionamento virtual. O golpista usava fotos manipuladas do ator criadas com inteligência artificial e mensagens repletas de declarações românticas.
O criminoso foi ainda mais longe e criou uma história trágica para arrancar dinheiro da socialite, disse que estava em tratamento contra um câncer, e que não podia pagar o tratamento, porque suas contas bancárias estavam bloqueadas, devido ao divórcio com Angelina Jolie, chegando a falsificar imagens de Brad Pitt em um hospital, usando inteligência artificial.
Anne, que já enfrentava problemas pessoais, enviou cerca de 830 mil euros (mais de R$ 5 milhões) ao falso Brad, ao longo do “relacionamento”. Ele também dizia que estava enviando presentes para Anne, mas que ela precisava pagar taxas de alfândega, algo em torno de 9 mil euros. O esquema só começou a desmoronar quando ela viu notícias sobre o verdadeiro Pitt com sua namorada, Ines de Ramon, e percebeu que tinha sido enganada, e então decidiu procurar a polícia.
O fim do esquema e a realidade de Anne desmoronando
A história de Anne ganhou ainda mais repercussão quando ela decidiu compartilhar sua experiência em um programa da TV francesa. No entanto, o que deveria ser um momento de conscientização, acabou se transformando em um pesadelo ainda maior, já que após a exibição do programa, a socialite foi alvo de uma enxurrada de mensagens de assédio e comentários vexatórios nas redes sociais, em que muitas pessoas ridicularizaram sua situação.
Brad Pitt e sua atual namorada, Ines de Ramon (Foto: reprodução/Kym Illman/Getty Images Embed)
A reação foi tão intensa que a emissora decidiu retirar a entrevista do ar para proteger a vítima. O apresentador do programa, Harry Roselmack, declarou publicamente que a decisão foi tomada para evitar mais danos à saúde mental de Anne, que já enfrentava problemas de saúde mental.
Atualmente, Anne está internada em uma clínica psiquiátrica para tratar uma depressão grave, enquanto a polícia francesa ainda investiga o caso.